Voltar à Página da edicao n. 372 de 2007-03-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O GAPI realizou mais um evento de promoção industrial

GAPI e ACEBP unem-se para uma Sessão de Esclarecimento

O GAPI (Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial) em parceria com a AECBP (Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamor) realizou um seminário de esclarecimento sobre Propriedade Industrial, Empreendedorismo e Financiamento de Empresas, realizado no centro de formação da AECBP no passado dia 15 de Março.

> Susana Duarte

“Uma vez que somos poucos, a apresentação será feita através de uma conversa informal entre mim e os presentes”. Foi com estas palavras que Hélder Caetano, funcionário da GAPI, iniciou a sessão de esclarecimento que este gabinete organizou em conjunto com a AECBP. Organização, informação e divulgação acerca dos processos das inovações empresariais (modelos de utilidade, patentes, desenhos e modelos), processos de registo dos sinais de identificação da actividade empresarial (logótipos, marcas, insígnias e nomes de estabelecimento), assim como direitos de autor e nomes de domínio, constituíram os pontos fundamentais de análise e explicação que estas duas instituições pretenderam expor aos presentes, reunidos no centro de formação da AECBP.
Os GAPI são unidades direccionadas para a prestação de informações e dinamização de acções de promoção de propriedade industrial, fortalecendo a competitividade das instituições e empresas, através do incentivo e da protecção da diferença.
Segundo Hélder Caetano, o gabinete pretende essencialmente “ajudar e esclarecer todo o tipo de dúvidas relacionadas com o processo empresarial que é implicado no registo de uma empresa.” E acrescenta ainda: “Estamos abertos a todos os que nos queiram procurar, seja directamente ou por via e-mail. É totalmente gratuito.”
 A necessidade de criação destes estabelecimentos no país, que conta já com 22 entidades nacionais – 10 Universidades, sete centros tecnológicos, três parques de ciência e duas associações empresariais – deu-se devido à falta de informação existente entre os que pretendiam ter, ou detinham, uma empresa. “Anteriormente, antes de existirmos, qualquer empresário que pretendesse tirar alguma dúvida, tinha que, normalmente, despender de bastante dinheiro. E ainda há quem o faça, porque não tem conhecimento da nossa existência.” – explica o orador deste encontro.
De forma divulgar os serviços desta instituição, a GAPI_UBI tem realizado alguns encontros semelhantes a este em vários locais, tais como Porto, Fundão, Serra Shopping da Covilhã e UBI. Abril é o mês escolhido para a realização da próxima sessão, que terá lugar na Universidade da Beira Interior.


O GAPI realizou mais um evento de promoção industrial
O GAPI realizou mais um evento de promoção industrial


Data de publicação: 2007-03-20 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior