Voltar à Página da edicao n. 372 de 2007-03-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Choque Frontal foi a peça do Grupo de Teatro da Universidade de Lisboa

Uma estreia no Festival TeatrUBI

No quarto dia da XI edição do Ciclo de Teatro Universitário subiu pela primeira vez ao palco do Teatro Cine da Covilhã a peça intitulada “Choque frontal entre um automóvel e um carro”. A cargo do grupo universitário FC-Acto da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), esta peça promete não deixar ninguém indiferente.

> Joana Barata

“Tem um cigarro para o meu lume?”, é com esta frase chave que a peça “Choque frontal entre um automóvel e um carro” tem início. Dois homens que aparentemente não se conhecem cruzam-se e dão início a um longo diálogo, no qual revelam ter mais em comum do que inicialmente se pensa.
Assim, entre o diálogo, as personagens vão ao mesmo tempo contando passagens da sua vida e de problemas que os atormentam. Dois homens simples que se cruzam e que podiam ser amigos. Uma história que pode acontecer entre duas pessoas que se encontram por acaso e que ficam marcadas para sempre. Após o espectáculo, realizou-se a já habitual tertúlia entre os actores e o público. O encenador A. Branco refere que esta peça era algo que queria fazer há algum tempo. Questionado acerca do título da peça e na sua escolha A. Branco refere que “Surgiu de uma vez que cheguei a casa por volta das 07h00 da manhã e estava a ouvir o noticiário sobre o trânsito e a jornalista dizia que havia um choque frontal entre um automóvel e quando se preparava para terminar a frase disse “entre um carro”, e daí achei que era um nome fantástico para a peça”, concluiu A. Branco.
A principal dificuldade em montar este espectáculo residiu sobretudo na densidade do texto, tal como refere o encenador, “…não é comum que os grupos universitários trabalhem tanto texto”, contudo tanto este como os actores consideram que foi uma excelente aposta. A oportunidade de virem á Covilhã  serviu para a estreia da peça, e para o grupo universitário FC-Acto da FCUL expandir outros conhecimentos, além de participarem no Festival Universitário mais antigo do país.
O grupo FC-Acto foi constituído no inícío deste ano lectivo, e conta já com  a presença de 20 estudantes universitários, sendo o responsável pela encenação A. Branco. O FC-Acto espera exibir uma peça nas instalações da FCUL até ao final do ano lectivo. Os dinamizadores do grupo de teatro esperam contribuir para uma vida académica com mais actividades extra-curriculares. No final, o grupo agradeceu a forma como foram recebidos pelo TeatrUBI, e prometeu regressar.
Com encenação a cargo de A.Branco, e os intérpretes Eduardo Ribeiro e João Quiaios e música de Tânia Zaragoza, uma peça que prova que nem tudo na vida são meras casualidades.


Choque Frontal foi a peça do Grupo de Teatro da Universidade de Lisboa
Choque Frontal foi a peça do Grupo de Teatro da Universidade de Lisboa


Data de publicação: 2007-03-20 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior