Voltar à Página da edicao n. 371 de 2007-03-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O IPJ promove esta iniciativa em várias cidades

“Parlamento dos Jovens” contra insucesso e abandono escolar

Apresentar medidas para combater o abandono e insucesso escolar foi a missão dos alunos representantes das 16 escolas do distrito de Castelo Branco envolvidas no projecto “Parlamento dos Jovens”. Nesta sessão parlamentar especial, estiveram presentes especialistas das áreas da educação e da política.

> Susana Duarte

A Delegação Regional do IPJ de Castelo Branco promoveu na passada terça-feira, na Escola Secundária Campos de Melo, na Covilhã, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, subordinada ao tema “Insucesso e abandono escolar”. A iniciativa contou com a presença de 16 escolas do ensino secundário, ou equivalente, do distrito de Castelo Branco, e vários especialistas na área da política, entre os quais Armindo Taborda, representante da Governadora Civil, e António Ribeiro Cristóvão, deputado do PSD na Assembleia da República.
A sessão foi conduzida pelos alunos João Barata, do Instituto Vaz Serra, de Cernache de Bonjardim, que a presidiu; João Correia, da Escola Secundária José Sanches, de Alcains; e Rita Vicente, da Escola Básica Integrada do Centro de Portugal, de Vila de Rei. Ribeiro Cristóvão, acompanhou durante todo o dia os trabalhos desta sessão distrital, que tiveram por mote a problemática do insucesso e abandono escolar.
Os alunos das escolas envolvidas na sessão distrital, apresentaram propostas para combater o insucesso e abandono escolares. Algumas das medidas apresentadas pelos jovens passam pela redução da carga horária, desenvolvimento de outras actividades pedagógicas, tais como a arte e a música, e, para alem do estudo, desenvolver a autonomia nos alunos. Para além disso, defendeu-se a intervenção rápida e activa da segurança social, nos casos daqueles alunos que vivem com dificuldades sociais ou económicas.
Depois de os jovens deputados apresentarem as suas propostas sobre o tema em debate, votaram algumas recomendações, e sufragaram ainda as escolas e deputados que irão representar o Círculo de Castelo Branco na Sessão Nacional, que se realizará na Assembleia da República.
As escolas de Castelo Branco escolhidas foram a Secundária Nuno Álvares, a Secundária de Alcains, a Secundária da Quinta Palmeiras, e a Escola Profissional do Fundão.
“A iniciativa Parlamento dos Jovens pretende desenvolver hábitos de cidadania e incentivar os mais novos a uma participação activa na sociedade”, explicou o Delegado Regional de Castelo Branco do Instituto Português da Juventude, Miguel Nascimento. O especialista defendeu que os jovens do interior do País são exactamente iguais aos do litoral, estão em pé de igualdade, ou são até melhores. Salientou o facto do distrito ser rico em políticos e já ter «dado cartas» na Assembleia da Republica.
“ A actividade política é das acções mais nobres que podem ser exercidas. A política significa servir os outros, servir o País, distinguir o geral do particular, ser justo e ver quem mais precisa e quem deve esperar, é este o espírito que um deputado deve ter” esclareceu Armindo Taborda.
Para Pedro Costa, aluno da EB 23 de Ribeiro Sanches, esta iniciativa é de louvar, visto que permitiu aos alunos esclarecerem dúvidas e colocar questões aos deputados, permitindo melhorar a ideia que estes têm da democracia no nosso País. O jovem estudante acrescentou ainda que o parlamento dos jovens foi semelhante ao parlamento real, o que permitiu que estes tivessem uma noção e uma interacção activa com os deputados ali presentes.
Após a sessão de encerramento do Parlamento dos Jovens foi ainda realizada a escolha da Escola vencedora do Programa Euroescola, tendo sido escolhida, por um júri, a Escola Secundária do Fundão.


O IPJ promove esta iniciativa em várias cidades
O IPJ promove esta iniciativa em várias cidades


Data de publicação: 2007-03-14 16:29:35
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior