Voltar à Página da edicao n. 371 de 2007-03-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Coro Misto da Covilhã vai actuar em Alpedrinha

Concerto de Música Sacra em Alpedrinha

A Associação Cultural da Beira Interior associa-se à Câmara do Fundão e integrar o programa cultural “Quadragésima”. No próximo dia 17 de Março, Alpedrinha recebe os músicos desta escola para um concerto de música sacra.

> Eduardo Alves

No próximo dia 17, na Igreja de Alpedrinha, pelas 21.30 horas, o Coro Misto da Covilhã – futuro Coro Misto da Beira Interior – realiza um concerto de Música Sacra, integrado na “Quadragésima”, promovido pela Câmara Municipal do Fundão.
O concerto inicia-se com o Coro Juvenil da Beira Interior, depois as vozes femininas do Coro Misto, seguido do Coro Misto da Covilhã, terminando com a estreia da obra “Miserere”de Luís Cipriano, encomendada pela Câmara do Fundão.
 Baseado nos cânticos populares da Quadragésima, Luís Cipriano compôs a obra “Miserere”, na forma de Missa Brevis, juntando assim a música Sacra com a Profana, ambas utilizadas secularmente por altura da Páscoa.
Em Setembro de 1999, Luís Cipriano, visitou a Universidade de Nablus, na Palestina, onde se ensina a música popular árabe. Desde logo chegou à conclusão das influências que esta música tem na música popular portuguesa. Nada de estranho se pensarmos que os árabes ocuparam a península no séc. VIII e que neste caso específico da Beira Interior temos o adufe que é um instrumento árabe sendo a própria palavra que o denomina também árabe. Assim “em toda a missa, as influências árabes são bastante perceptíveis fazendo uma ligação com a ancestralidade dos cânticos populares portugueses”, explica o maestro.
A nível instrumental é utilizada percussão (marimba, vibrafone, tímpanos, caixa, Gong, Pratos suspensos, Clavas, Pau de Chuva, carrilhão e Bombos de Lavacolhos), sendo que no último andamento, Agnus Dei, também o Órgão de Tubos marca presença, símbolo instrumental da música sacra ao longo dos séculos.
A nível de coro é utilizado o canto como é normal misturado com a oralidade, assumindo assim as duas formas normais de proferir as orações: ou faladas ou cantadas. Diferente é a utilização por parte do Coro de materiais que provocam sonoridades pouco habituais como correntes, a lembrar as sonoridades dos penitentes, parafusos, tacos de madeira entre outros.
Em resumo, partindo dos cânticos tradicionais da quadragésima, inseridos na forma sacra da missa, com uma linguagem musical do século XXI sem esquecer a origem desses mesmos cânticos, Luís Cipriano construiu uma obra onde procura “a mescla de todos estes elementos”.
De salientar que este é o último concerto do Coro Misto, Coro Juvenil e Coro Feminino em Portugal, antes da partida para Budapest, na Hungria, onde competem no 11º Concurso Internacional. Neste concerto poder-se-á também ouvir algumas das obras que irão ser apresentadas nesse mesmo concurso.


O Coro Misto da Covilhã vai actuar em Alpedrinha
O Coro Misto da Covilhã vai actuar em Alpedrinha


Data de publicação: 2007-03-13 11:55:49
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior