Voltar à Página da edicao n. 371 de 2007-03-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O concerto teve lugar no hall do Teatro-Cine da Covilhã

Teatro-Cine ao som da EPABI

Foi ao som de alguns clássicos da música que o Quarteto de Trombones da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) deu início, na passada sexta-feira, dia 9 de Março, a mais um pequeno concerto no teatro da cidade serrana.

> Cristina Reis

Durante cerca de meia hora, o hall do Teatro-Cine foi palco de mais um “Piano Bar”, um evento promovido quinzenalmente pela Escola Profissional de Artes da Beira Interior, em parceria com o Teatro da cidade.
O objectivo desta iniciativa é, não só o de proporcionar momentos musicais à população, como também o de “divulgar a EPABI, criando alguma experiência e rotina entre nós através destes pequenos concertos, para mais tarde darmos concertos mais amplos”, referiu Filipe Alves, aluno e trombonista da escola.
O espectáculo contou com a presença de dois quartetos de sopro distintos. O Quarteto de Trombones (Filipe Alves, José Cardoso, Siril e Carlos Cardoso) deu início ao concerto, animando o público presente com temas alegres e folclóricos entre os quais se destaca a peça “Bluebells of the Sun”. Depois, e para terminar, seguiu-se a actuação do Quarteto de Clarinetes (Tiago Rabaça, Vera Passarinho, Patrick Ferreira e Paulo Bernardino), com vários originais de música clássica, passando pelo folclore e pelo barroco.
Quem visitou o bar do teatro pelas nove horas da noite de sexta-feira pôde, deste modo, “tomar um café” ao som de conhecidos temas de música, com arranjos feitos pelos alunos que integram os grupos da escola profissional de artes.
Sempre que surgem convites, estes jovens saem da Covilhã e deslocam-se a outras localidades para mostrarem o que melhor sabem fazer. Todos eles têm objectivos comuns de um dia ingressar no ensino superior, “tirarem um curso profissional e serem profissionais de música”, diz Filipe Alves. No entanto, o jovem músico lamenta o facto de alguns destes grupos de música terem de deixar de existir um dia, porque “cada um segue o seu caminho. Acabando esta escola, uns vão para uma, outros vão para outra, e depois é muito difícil juntarmo-nos. É preciso haver ensaios e uma rotina diária, e se essa rotina não existir é impossível haver um grupo”.
Quanto ao público, este costuma aderir e “às vezes queixam-se é de o concerto ser por pouco tempo”. Ana Paula, espectadora assídua, considera que “este tipo de eventos é muito bom para a juventude e deveria haver muitas mais iniciativas do género”.
“Piano Bar” decorrerá quinzenalmente às sextas-feiras, até ao mês de Maio, com entrada livre ao público.


O concerto teve lugar no hall do Teatro-Cine da Covilhã
O concerto teve lugar no hall do Teatro-Cine da Covilhã


Data de publicação: 2007-03-13 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior