Voltar à Página da edicao n. 371 de 2007-03-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A prova foi organizada pelo Grupo Desportivo Amigos do Bairro Municipal

Atletas aproveitam ar puro da serra

A oitava edição da prova de corta-mato “Sete Fontes”, organizada pelo Grupo Desportivo Amigos do Bairro Municipal, decorreu a 11 de Março. Perto de 130 atletas correram onde a Covilhã dá lugar à serra, com vista para a Cova da Beira.

> Ana Albuquerque

Vários atletas dos distritos de Castelo Branco e de Portalegre reuniram-se no Bairro Municipal para cumprir a prova de corta-mato “Sete Fontes”. O bom tempo que se fazia sentir na manhã de domingo, 11 de Março, ajudou à festa do atletismo. A organização esteve a cargo do Grupo Desportivo Amigos do Bairro Municipal, com o apoio da Associação de Atletismo de Castelo Branco.
O percurso mais longo, percorrido pelos escalões seniores e veteranos, implicou um contacto directo com a Serra da Estrela em grande parte dos 9800 metros. “Este é um percurso bastante duro, mas lindo”, destaca Manuel Geraldes, director de reunião da prova.
A organização manifestou-se no sentido da preservação e respeito pelo ambiente, alertando os concorrentes para não poluírem a floresta com garrafas de água. Para além da paisagem, outro aspecto foi salientado: a importância de correr em plena serra e de aproveitar os seus recursos devidamente. Menos saudável foi a discussão que seguiu o terminar da prova mais longa. A chegada à meta foi renhida, e a confusão durou largos minutos. Paulo Gonçalves e João Serralheiro discutiram a vitória ao sprint, e a ausência de linha de chegada deu azo a dúvidas e discussões. Ainda assim, valeu a decisão do juiz instalado no local, que atribuiu a vitória a Paulo Gonçalves.
Estiveram presentes atletas de todos os escalões: infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos femininos e masculinos. Os atletas, que ultrapassaram o número de 130 inscrições, pertenciam a vários clubes de atletismo do Distrito de Castelo Branco e até de Portalegre. Bouça, Donas, Castelo Branco, Peroviseu, Teixoso ou Covilhã foram alguns dos locais representados. O número de participantes não foi superior devido à realização recente de outras provas, desgastando os atletas. “Houve o corta-mato nacional escolar, e também temos uma selecção em Leiria, na categoria de salto em altura, pelo que há atletas cansados que não puderam participar hoje, e também há clubes que não têm os atletas disponíveis”, lamenta João Coelho, presidente da Associação de Atletismo de Castelo Branco.
Quanto à importância destas provas realizadas por associações locais, João Coelho vê o atletismo como totalidade, pelo que deverá “ser estrada, corta-mato e pista”. “Isto é importante para juntar os atletas”, acrescenta. De facto, a prova do passado fim-de-semana não era de corta-mato puro, uma vez que o percurso incluía um pequeno troço de estrada. Por esta razão, a Associação que João Coelho representa está a trabalhar no sentido de levar os atletas a provas de pista, de forma a poderem participar em competições de outra dimensão. “Temos feito na Covilhã algumas provas de nível nacional. Este ano vamos fazer o nacional de clubes que engloba a primeira e segunda divisões masculina e feminina no sentido de captar o interesse dos clubes para fazerem a pista”, revela João Coelho.


A prova foi organizada pelo Grupo Desportivo Amigos do Bairro Municipal
A prova foi organizada pelo Grupo Desportivo Amigos do Bairro Municipal


Data de publicação: 2007-03-13 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior