Voltar à Página da edicao n. 371 de 2007-03-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Inês Sousa é a segunda aluna da UBI a vencer este concurso

Estudante de Design da UBI vence Modtíssimo

Inês Sousa, finalista do curso Design da UBI, recebeu o primeiro prémio do Modtíssimo, um dos mais importantes concursos de moda em Portugal, no passado dia 6 de Março. Realizado na alfândega do Porto, este concurso reúne no mesmo espaço a melhor oferta da moda portuguesa.

> Vânia Rodrigues

“Fiquei muito feliz, nem queria acreditar!”. Foi o que sentiu a aluna de Design de Moda da UBI, Inês Sousa, ao receber o primeiro prémio do 11º concurso para jovens estilistas integrado na feira do Modtíssimo. Recorde-se que é a segunda vez que uma aluna da UBI vence o concurso, ganho há dois anos atrás, em 2005, pela designer e antiga aluna, Margarida Magalhães.
Esta feira, integrada na semana da moda portuguesa, realizou a sua 29ª edição durante os dias 6 e 7 de Março, e reuniu 21 participantes de nove escolas nacionais. A UBI foi o único estabelecimento do ensino superior a ser convidado, e nele foram seleccionadas quatro alunas, entre as quais a vencedora.
Cada aluno seleccionado realizou previamente dois coordenados que enviou para a Modtíssimo, onde posteriormente a organização escolheria aquele que seria apresentado na final. A aluna acabou por ser das últimas a ser seleccionada, e preparou o trabalho que lhe deu o primeiro prémio em apenas seis dias, utilizando tecidos da empresa ARTEFITA, sedeada em Escariz.
Inês Sousa levou para casa uma estatueta, um diploma, e um estágio com um estilista conceituado a nível nacional, que será escolhido de acordo com a disponibilidade da aluna, uma vez que está a terminar a licenciatura, e do estilista. O prémio será uma boa rampa de lançamento para a vencedora, que mostra uma grande alegria e expectativa de o poder concretizar.
Rui Pedro, também aluno do curso, embora tenha estado presente apenas como espectador, referiu a importância de participar neste tipo de eventos. “É muito importante porque ficamos com uma ideia prévia das melhores representações a nível nacional em malhas, adereços e tecidos, e podemos contactar directamente com as pessoas ligadas a este ramo”. Além disso, foi bastante gratificante pelo facto de “arranjar alguns contactos, uma vez que sou finalista isso ser-me-á bastante útil daqui a uns tempos”.
A Modtíssimo é o mais antigo encontro de indústria têxtil e do vestuário em Portugal. Tem lugar duas vezes por ano, na cidade do Porto. Nele reúne-se o melhor da moda nacional a nível de tecidos, acessórios para confecção, têxteis do futuro, acessórios de moda e serviços correlativos. Tem como objectivo principal promover a Indústria Têxtil e do Vestuário nacional e captar cada vez mais compradores estrangeiros, uma vez que esta indústria vive essencialmente da exportação.


> joao . s . garcia @ telecom . pt em 2007-03-18 19:04:41
Parabens PI.. agarra a oportunidade porque não surgem todos os dias. Bjnho João Garcia


Inês Sousa é a segunda aluna da UBI a vencer este concurso
Inês Sousa é a segunda aluna da UBI a vencer este concurso


Data de publicação: 2007-03-13 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior