Voltar à Página da edicao n. 371 de 2007-03-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O debate reuniu várias pessoas no Hotel Turismo da Covilhã

Cidade e Cidadania em debate

O “Movimento Cidadania Covilhã” realizou um debate sobre a participação dos cidadãos na vida cívica da cidade. O evento decorreu na passada terça-feira, dia 6 de Março, no Hotel Turismo da Covilhã.

> Maria Jose Azevedo

Na certeza de que «o bem comum se constrói com todas as pessoas e para todas as pessoas, é importante os cidadãos colocarem em discussão os assuntos relacionados com a vida cívica».
O “Movimento Cidadania Covilhã” realizou um debate sobre a “Cidade e Cidadania”, cujo objecto é “a reflexão da vida do cidadão para além da esfera privada e íntima”. Geralmente, o indivíduo encontra-se centrado na perspectiva das suas relações com o outro, com a comunidade e com o ambiente, daí que o objectivo do “Movimento Cidadania Covilhã” é o bem estar do cidadão que, fora daquela esfera, depende e interage com a sociedade, sobretudo com os poderes instituídos.
Uma vez que os cidadãos vivem a pensar no bem-estar da sociedade, ditado pela afinidade de vivências na mesma cidade, na qual se reflectem as mesmas dificuldades e os mesmos anseios, o movimento pretende debruçar-se “sobre certos princípios necessários para a vida cívica”.
Ana Pires, Presidente da Associação ProUrbe, salienta a importância da informação e do diálogo, tanto para o poder como para a comunidade, visto que “não podemos ter um discurso vazio, logo, é necessário possuir discursos técnicos, capazes, que se situam ao nível do consumidor onde todos se sintam bem”.
“A sociedade não tem só saberes contextuais, tem também saberes eespecializados entre os cidadãos”, refere Giovanni Allegretti, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A cultura foi um dos princípios defendidos no debate, como uma área chave a proteger e incentivar a participação na vida cívica.
Além disso foi ainda defendida a democracia participativa, respeitando e aceitando os poderes eleitos, seja qual for a sua ideologia e modo de actuação.
Atribuiu-se igualmente importância ao ambiente. O homem “pode e deve tirar proveito lúdico e económico do subsolo, solo, paisagem natural e clima, mas sempre no limite da sustentabilidade”. Já no que diz respeito ao território, foi discutida a questão da planificação e gestão não só no que toca às áreas urbanas do concelho, mas na sua articulação com espaços circundantes e complementares.
No debate “Cidade e Cidadania” participou José Reis, docente e investigador da Universidade de Coimbra, Ana Pires, presidente da Associação ProUrbe, e Giovanni Allegretti, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
O moderador do debate foi Fernando Paulouro Neves, director do Jornal do Fundão.


O debate reuniu várias pessoas no Hotel Turismo da Covilhã
O debate reuniu várias pessoas no Hotel Turismo da Covilhã


Data de publicação: 2007-03-13 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior