Voltar à Página da edicao n. 371 de 2007-03-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O autor do livro - ao centro - na cerimónia de apresentação

Antigo aluno da UBI apresenta livro

“Dança” é o título do primeiro livro de Pedro Carreira de Jesus, antigo aluno de Ciências da Comunicação da UBI. Uma obra poética que foi editada pela Papiro.

> Eduardo Alves

Um livro que reúne cinquenta poemas escritos a pensar “num tom íntimo e confessional”, explica Pedro Carreira de Jesus. Este antigo aluno de Ciências da Comunicação da UBI acaba de editar a sua primeira obra literária que foi originalmente organizada nas memórias “e na ânsia de absoluto, de futuro”.
Luísa Marinho, jornalista, apresentou a obra de Pedro Jesus. Esta profissional da comunicação diz, sobre o livro, que este apresenta “uma escrita musical e quase obsessiva em que o autor assume uma visão poética do eu perante o mundo, não o mundo de uma forma geral, mas o mundo interior, dos afectos, das relações com o outro, com os outros que se cruzam de uma forma intensa com o eu”.
Durante a cerimónia de apresentação, a jornalista acrescentou ainda que “é a característica musical a que mais se realça, se por vezes essa musicalidade consegue produzir um efeito estético encantatório, outras vezes faz com que as palavras se atropelem. É mais uma vez o caos a emergir quando apenas se queria domá-lo com a estética. Mas a poesia de Pedro Carreira de Jesus é mesmo assim: transborda para dentro dela mesma”.
“Dança (a três tempos)” é o primeiro livro de poesia de Pedro Carreira de Jesus. O autor nasceu há 28 anos em Tondela, distrito de Viseu. Licenciou-se em 2000 em Ciências da Comunicação pela UBI. Em 2003, cursou Gestão e Produção das Artes do Espectáculo. Em televisão, desempenhou funções de guionista, coordenador de guionismo, editor de texto e coordenador de continuidade e revisão de texto. Trabalhou em 15 projectos televisivos já exibidos em Portugal e no estrangeiro. Colaborou com jovens realizadores em curtas-metragens. Escreveu sobre cultura num sítio online e em publicações da área. Publica poesia em revistas de índole literária e já cedeu composições para outros universos, como a Dança. E é precisamente a Dança que dá o mote ao livro de poesia que agora edita: “Dança (a três tempos)”.


O autor do livro - ao centro - na cerimónia de apresentação
O autor do livro - ao centro - na cerimónia de apresentação


Data de publicação: 2007-03-13 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior