Voltar à Página da edicao n. 370 de 2007-03-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Esta iniciativa pretende recuperar as tradições da região

Quadragésima recupera tradições do Fundão

A Câmara Municipal do Fundão, em parceria, com a Fundão Turismo, organiza pelo quinto ano consecutivo, o Ciclo de Tradições da Quaresma- Quadragésima 2007. Um conjunto de manifestações culturais que está agora a recuperado.

> Eduardo Alves

A Quaresma representa, no conjunto das suas diversas celebrações, um dos mais diversificados e valiosos conjuntos de manifestações tradicionais das populações da Beira. A autarquia fundanense e a empresa municipal Fundão Turismo recuperam agora algumas dessas manifestações culturais.
“Materialização de um profundo sentir de religiosidade e devoção que tão bem caracteriza as nossas gentes, a Quaresma evidencia sentimentos colectivos e individuais de pesar e de fé, que conferem a todas as manifestações uma aura de autenticidade e sentimento vivencial que muitas vezes se toma como desaparecido”m adiantam os responsáveis pela cultura naquela município da Cova da Beira. Desta forma, e pelo quinto ano consecutivo, surge a “quadragésima”.
A Procissão dos Penitentes, a Encomendação das Almas, Martírios ou o Regrar dos Passos, que se realizam em diversas freguesias do concelho fazem parte do roteiro cultural apontado por este programa.
A autarquia adianta que “a realização da Quadragésima 2007 - Ciclo de Tradições da Quaresma do Fundão pretende atender às necessidades urgentes de preservação e divulgação destas mesmas tradições”.
Integrado neste ciclo, terá lugar no próximo dia 10 de Março, sábado, pelas 21.30 horas, no auditório da Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, o espectáculo”Auto da Paixão”, concebido pelos Bonecos de Santo Aleixo.
O Auto da Paixão tem como base a descrição feita em verso, por algumas personagens que intervêm no Auto (um anjo, um sacristão, uma mulher…), de um cenário exposto em cena, onde se encontram desenhados os martírios sofridos por Cristo durante a Via Sacra.


Esta iniciativa pretende recuperar as tradições da região
Esta iniciativa pretende recuperar as tradições da região


Data de publicação: 2007-03-06 09:52:36
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior