Voltar à Página da edicao n. 370 de 2007-03-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Telma Madaleno propôs a realização de uma carta de inventário do património arquitectónico do concelho da Covilhã

Telma Madaleno defende colaboração com UBI

Na última sessão da Assembleia Municipal, a ex-vereadora do PS na Câmara Municipal da Covilhã sugeriu que a autarquia utilizasse com a UBI o modelo usado na província da Corunha

> Cátia Felício

A realização da carta de inventário do património arquitectónico do concelho da Covilhã em colaboração com a UBI foi a proposta apresentada por Telma Madaleno, dia 2 de Março, na sessão da Assembleia Municipal. Qual o modelo proposto? A deputada da oposição anunciou que “o melhor modelo será o foi que aprovado na província da Corunha, que resultou de um protocolo entre a junta da Galiza e a Universidade da Corunha”.
Referindo que o modelo parece interessante por haver uma parceria com uma universidade, explica que tal “poderia acontecer também na Covilhã, uma vez que a UBI tem um curso de arquitectura”. A mesa da Assembleia Municipal decidiu enviar esta recomendação ao município.
Ainda na última sessão da Assembleia Municipal, a deputada da oposição disse que “só a partir de um levantamento exaustivo e rigoroso como este que voltamos a propor será possível definir estratégias de ordenamento e desenvolvimento”.
Relembra que já foram feitos inventários, como o da direcção-geral de Edifícios e Monumentos Históricos. No entanto, acrescenta que a proposta em causa é um documento diferente. “Um documento que abranja todo o património. Um documento que permita por exemplo chegar à criação de várias tipologias de varanda ou de janela em determinada localidade (…)”. Salienta ainda que é necessário preservar o património das freguesias.


Telma Madaleno propôs a realização de uma carta de inventário do património arquitectónico do concelho da Covilhã
Telma Madaleno propôs a realização de uma carta de inventário do património arquitectónico do concelho da Covilhã


Data de publicação: 2007-03-06 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior