Voltar à Página da edicao n. 370 de 2007-03-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O rptocolo foi assinado entre a FCS e a cooperativa Farbeiras

Farmacêuticos aprendem na UBI

Os farmacêuticos de toda a Região Centro podem agora deslocar-se à UBI para receber formação no âmbito de várias temáticas ligadas a esta actividade. O protocolo de colaboração instituído entre a FCS e a Farbeiras serve também para a revalidação da Carteira Profissional.

> Eduardo Alves

A Faculdade de Ciências da Saúde da UBI acabou de assinar um protocolo de cooperação com a empresa de distribuição de medicamentos Farbeiras. Uma das maiores empresas do sector a operar na Península Ibérica, a Farbeiras tem cerca de 600 farmácias associadas a si.
O protocolo assinado no passado dia 1 de Março nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde tem como objectivo “desenvolver um conjunto de programas de formação contínua pós-graduada nas áreas das Ciências da Saúde e das Ciências da Vida, num modo geral”, explica Ana Filipa Macedo, docente da FCS e responsáveis por cadeiras como Farmacologia, Epidemiologia e Introdução às Ciências Farmacêuticas, nos cursos de Medicina e também de Farmácia. A existência de uma licenciatura em Ciências Farmacêuticas na UBI foi também um dos factores levados em conta para a assinatura deste protocolo.
Em termos práticos, os membros que estão associados à Farbeiras – Cooperativa Farmacêutica CRL, que integra também a Cofarbel e Farcentro, podem frequentar as formações que a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI vai promover. Este tipo de formações serve, “para além da reciclagem de conhecimentos, os nossos associados poderem estar dentro dos últimos avanços feitos nestas áreas”, sublinha Miguel Silvestre, responsável pela cooperativa farmacêutica. A Farbeiras representa mais de 600 farmácias em toda a Região Centro de País. Uma representação que passa sobretudo pelo apoio logístico e pela distribuição de medicamentos às farmácias. A área de abrangência “é bastante vasta”, explica o responsável. Todavia “a região tem sido alvo de significativas melhorias no que respeita às vias de acesso”. De tal modo que a esta cooperativa farmacêutica distribuir medicamentos “desde Bragança até Portalegre, abrangendo também zona que passam a cidade de Coimbra”.
A ideia deste protocolo agora celebrado coma UBI “surgiu da consciencialização da importância da formação contínua dos profissionais para o correcto desempenho e para a excelência do exercício profissional”, explica Miguel Silvestre. O mesmo responsável adianta que existe já um protocolo similar assinado com a Universidade de Coimbra. Mas, com este apoio por parte da UBI “os farmacêuticos desta zona do país têm já um local onde podem acompanhar as formações sem necessidade de longas deslocações”.
Ana Filipa Macedo, da FCS, explica que “a UBI pormove diversas pós-graduações e formações de dois ou três dias nesta área”. Acções que os farmacêuticos podem agora integrar. Para além disso, a docente da UBI adianta que no que diz respeito aos farmacêuticos, “o dever de actualização técnica e científica encontra-se consagrado estatutariamente pela Ordem”. Com este tipo de formações, os profissionais da área podem assim “obter a revalidação das suas carteiras profissionais”. As acções de formação começam dentro de algumas semanas.


O rptocolo foi assinado entre a FCS e a cooperativa Farbeiras
O rptocolo foi assinado entre a FCS e a cooperativa Farbeiras


Data de publicação: 2007-03-06 00:11:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior