Voltar à Página da edicao n. 370 de 2007-03-06
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Carlos Oliveira com os Incubus, em L.A. (foto: Access Hollywood)

Licenciado pela UBI vence concurso dos Incubus

Carlos Oliveira é licenciado em Design Multimédia pela UBI e foi o vencedor do concurso lançado à escala mundial pela banda Incubus. Um videoclip criado por este antigo aluno da UBI vai agora servir como lançamento do novo álbum da banda californiana

> Cátia Felício
> Eduardo Alves

A “cidade dos anjos” recebeu Carlos Oliveira. Aos 24 anos de idade este antigo aluno da UBI chegou até àquela cidade dos Estados Unidos da América como um dos cinco finalistas do concurso lançado pela banda Incubus para a produção de um vídeoclip.
O jovem, natural de Esmoriz, licenciou-se em Design Multimédia na UBI e desde então trabalha na Porto Editora “na produção de conteúdos multimédia para vários projectos”. Trabalhos que são realizados com a ajuda de software específico e também “de ideias que se vão tendo ao longo do trabalho”.
Actualmente reside e trabalha no Porto e foi na “cidade invicta” que tomou conhecimento do desafio lançado à escala global pela banda Incubus. A banda californiana está a apresentar o seu sexto trabalho intitulado “Light Grenades” e foi a pensar num videoclip para o single deste álbum “Dig” que pediram aos seus ouvintes a realização de um trabalho.
Carlos Oliveira decidiu entrar neste projecto e realizou um videoclip “em cerca de um mês e meio”. Depois do trabalho na editora, “trabalhava durante três ou quatro horas”, em casa, “para a concepção deste trabalho”. Uma realização original que “tenta exprimir a minha ideia do que está a ser transmitido no tema”. Recorrendo a diversos programas informáticos, o antigo aluno da UBI realizou “uma animação diferente”.
O projecto acabou mesmo por ser o vencedor do concurso através da votação promovida pela banda. De entre mais de uma centena de trabalhos que chegaram aos responsáveis pelo desafio, de 18 países diferentes, o de Carlos Oliveira foi o mais votado.
Antes de saber os resultados, tinha esperança de ganhar, mas ao mesmo tempo diz que sabia que podia perder. No dia 13 de Fevereiro foram divulgados os resultados e soube, então, que tinha sido eleito o vencedor do concurso. “Para mim foi mesmo espectacular”. E adianta que o maior prémio foi o reconhecimento pelo trabalho que fez e “ter feito uma viagem a Los Angeles, que foi no mínimo louca”.
Como se faz um videoclip para uma banda internacionalmente conhecida, como é o caso dos Incubus? Carlos Oliveira responde que “ironicamente foi mais fácil do que eu esperava ao início”. E explica que, no que toca a fazer animações, “já me sinto de certa forma à vontade com isso. Só tinha que incluir apenas ilustrações e era uma coisa que já tinha feito noutros contextos. Acabou por ser mais fácil do que parecia inicialmente”.
Da ida a Los Angeles, o antigo aluno da UBI diz ter falado principalmente com o baterista dos Incubus. E confessa que até recebeu alguns conselhos, já que a bateria é também uma das paixões de Carlos Oliveira. Apesar de acreditar que ainda é cedo para falar, a nível profissional, em “portas abertas”, nota que “a nível de trabalhos nunca se sabe o que daí pode aparecer à minha frente”. Por enquanto, “ainda não tem havido grandes mudanças”.
Carlos Oliveira trabalha já noutro projecto. Desta vez, “um trabalho semelhante para a minha banda”. Para além de desenhador gráfico, Carlos Oliveira também é baterista dos Dropnoiz, uma banda de rock que actua no Porto “e que agora vai lançar um tema através de um vídeoclip feito nestes moldes”, garante o antigo aluno da UBI.

 


Carlos Oliveira com os Incubus, em L.A. (foto: Access Hollywood)
Carlos Oliveira com os Incubus, em L.A. (foto: Access Hollywood)


Data de publicação: 2007-03-06 00:00:01
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