Voltar à Página da edicao n. 369 de 2007-02-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Biblioteca da Covilhã tem já várias publicações em braille

Ler sem visão

Os serviços bibliotecários municipais dispõem já de um significativo acervo de obras em Braille. Até Abril, uma exposição dá a conhecer alguns desses livros e outras informações sobre o tema.

> Igor Costa

Numa tentativa de se aproximar da comunidade invisual da Covilhã, a Biblioteca Municipal apresenta parte do seu espólio em Braille. A mostra encontra-se na Sala de Adultos das instalações. Quatro expositores abertos exibem livros e fichas de arquivo que podem ser tocados para serem lidos. Um dos pontos de maior interesse reside em dois moldes de impressão digital. Escolas e público em geral podem visitar a exposição até ao mês de Abril.
Apesar de o número absoluto de leitores invisuais ser reduzido, o seu interesse justifica algumas acções por parte da instituição. Neste âmbito, o acervo bibliográfico tem vindo a ser enriquecido com diversos textos em Braille. A comunidade invisual pode consultar ou requisitar obras literárias ou filosóficas, textos sobre a História do Braille ou artigos diversos. A Biblioteca Municipal reúne hoje cerca de 300 livros destinados à leitura por invisuais. “É importante que eles saibam que nós queremos que eles leiam. Ou então o Braille morre”, explica o técnico da biblioteca, Carlos Tavares.
A exposição surgiu com três objectivos: mostrar o espólio, integrar a comunidade invisual, e passar a palavra entre as pessoas com problemas visuais. A provar que estes propósitos são cumpridos está o facto de a biblioteca receber a colaboração de um invisual, que tem feito o trabalho de catalogação. Para os amblíopes está disponível um mecanismo de tratamento e ampliação dos textos.
Segundo Carlos Tavares, “trata-se de um público que, quando vem, já sabe o que quer”. Quando a biblioteca não pode dar resposta a algum pedido, os serviços de empréstimo da Biblioteca Nacional satisfazem essas requisições. “O tempo de empréstimo é definido pelo utente, mediante aquilo que ache necessário”, explica o técnico. Para além disto, estas tarefas têm vindo a ser facilitadas. Os invisuais dispõem hoje de leitores e teclados em Braille, áudio-livros, e de toda a informação que a Internet disponibiliza. São recursos tecnológicos que abrem janelas, quando o corpo lhes fecha alguma porta.


A Biblioteca da Covilhã tem já várias publicações em braille
A Biblioteca da Covilhã tem já várias publicações em braille


Data de publicação: 2007-02-27 14:57:47
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior