Voltar à Página da edicao n. 369 de 2007-02-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O

Campos Melo recebe parlamento jovem

A Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, vai ser palco de mais uma sessão distrital do “Parlamento dos Jovens”. A iniciativa é promovida pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), delegação de Castelo Branco.

> Eduardo Alves

O “Insucesso e abandono escolar” vai ser o tema da sessão plenária que o IPJ de Castelo Branco pretende realizar na Secundária Campos Melo da Covilhã. Uma iniciativa inserida no evento “Parlamento dos Jovens” e na qual vão participar 16 escolas de toda a região com alunos que representam os diferentes estabelecimentos.
Este evento está agendado para o próximo dia 6 de Março. Os responsáveis pelo IPJ de Castelo Branco esperam reunir neste parlamento cerca de 50 jovens. Os trabalhos têm início às 10 horas com a presença da Governadora Civil de Castelo Branco, Alzira Serrasqueiro, do presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, do deputado da Assembleia da República, António Ribeiro Cristóvão, com o delegado regional do IPJ, Miguel Castelo Branco, entre outros. Os trabalhos decorrem depois ao longo de todo o dia, com especial destaque para as 16 horas, onde serão seleccionados os deputados do distrito a integrarem a sessão nacional deste evento e também, às 18 horas, a divulgação da escola vencedora, a nível regional.
Segundo os promotores desta iniciativa na região, este evento “é o culminar de todo o trabalho desenvolvido pelos participantes nas suas escolas onde formaram partidos e listas, fizeram campanha eleitoral, elegeram a sessão escolar e foram escolhidos para apresentar a sua proposta”.
O Parlamento dos Jovens é dirigido a todos estudantes do ensino secundário ou equivalente e consiste na criação e desenvolvimento de um processo de debate e decisão democráticos, adiantam os promotores do evento.
O “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, realizada com a colaboração da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, através do Instituto Português da Juventude, do Ministério da Educação e das Secretarias Regionais que tutelam a educação e a juventude nos Açores e na Madeira, através das respectivas Direcções Regionais de Educação, e surgiu da fusão das iniciativas, “A Escola e a Assembleia” e “Hemiciclo, Jogo de Cidadania”.


O
O "Parlamento dos Jovens" vai ter lugar na Covilhã


Data de publicação: 2007-02-27 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior