Voltar à Página da edicao n. 369 de 2007-02-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A mais recente produção do Teatro das Beiras vai estar em Coimbra

Ubelhas em Coimbra

A mais recente produção do Teatro das Beiras “Ubelhas, Mutantes e Transumantes”, de Abel Neves vai estar agora na “cidade os estudantes”.

> Eduardo Alves

O Teatro das Beiras, em parceira com o Teatro de Montemuro vai apresentar entre os dias 3 e 6 de Março a sua mais recente peça, “Ubelhas, Mutantes e Transumantes”. A peça vai estar em cena no Museu dos Transportes em Coimbra.
“Ubelhas, Mutantes e Transumantes” tem encenação de Gil Salgueiro Nave e interpretação de Inês Mexia, Miguel Telmo, Pedro Fiúza, Sofia Bernardo (T.Beiras). Abel Duarte, Eduardo Correia, Paulo Duarte e Tanya Ruivo (T.Montemuro).
Uma peça que fala sobre dois lugares distintos da serra, em cima e em baixo, e em cada um deles prospera o negócio. Em cima, é a pastorícia com a tosquia das ovelhas e o fabrico do queijo; em baixo, na cidade, é a indústria têxtil. Lã Monte, homem gostoso e aldrabão, é o dono do negócio no cimo da serra. Monte Fio, viúva-alegre e gananciosa, é a patroa da fábrica dos têxteis.
Desejando ser donos de tudo, os dois querem comer-se um ao outro e põem em prática os planos para realizarem os seus desejos. A intriga vai revelando a natureza de todos os intervenientes com as suas manias, humores e patologias, e uma injustiça feita ao Pastor Bucólico, enquanto se vão urdindo as maquinações, irá provocar um desenlace inesperado e trágico.
A sorte e o destino deixam os queijos, as lãs e a fábrica nas mãos de Lô Coentro – cozinheiro de Lã Monte – e de Lontrinni – a trabalhadora-modelo da fábrica de Monte Fio – e o futuro parece sorrir para eles.


A mais recente produção do Teatro das Beiras vai estar em Coimbra
A mais recente produção do Teatro das Beiras vai estar em Coimbra


Data de publicação: 2007-02-27 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior