Voltar à Página da edicao n. 369 de 2007-02-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os autores dos quadros apresentaram as suas obras ao público

Pintura, pintores e pinceladas ao vivo

Os alunos de pintura da Oficina de Artes do Fundão estiveram na Biblioteca Municipal da Covilhã, no passado Sábado, 24 de Fevereiro, a mostrar a sua arte e a pintar quadros ao vivo. Houve ainda um espaço de pintura à disposição dos visitantes.

> Cristina Reis

Não fazem da pintura a sua profissão, mas todos eles têm uma coisa em comum: a paixão pela arte de pintar.
Estes pintores fazem desta arte uma actividade pós-laboral, pois para além do gosto “é uma forma de relaxar, o que é muito bom para contrabalançar a vida tão agitada que temos hoje em dia. Essa é uma das razões que atrai muita gente para a escola”, afirma Isabel Maia Marques, professora de pintura.
A mesma opinião partilha Jorge Luís, um dos pintores que esteve no passado sábado na galeria de exposições da Biblioteca Municipal: “A pintura serve para complementar o meu dia-a-dia e faz-me muito bem após o trabalho. Por vezes temos profissões desgastantes, ou que não têm nada a ver connosco, e encontramos na pintura uma forma de expandir a nossa liberdade, o que é muito bom para o espírito”.
Empresário de profissão, na cidade da Covilhã, Jorge Luís dedica-se à pintura nos seus tempos livres há já seis anos. Resolveu entrar para a Oficina de Artes do Fundão não só para evoluir e aprender novas técnicas, como também para “conviver, trocar ideias e experiências”.
Actualmente, são 16 os alunos que frequentam as aulas de Isabel Maia Marques, e mostram-se todos bastante satisfeitos “porque se não estivéssemos no atelier, provavelmente acabávamos por ficar em casa e não pintar nada”, diz Céu Almeida, funcionária da Escola Secundária do Fundão e pintora da escola.
Mais de três dezenas de quadros dos artistas da Oficina de Artes do Fundão estão em exposição na Biblioteca Municipal da Covilhã, alguns inclusive para venda, apesar de não ser esse o principal objectivo. A exposição serve, acima de tudo, para divulgar a pintura e “apresentarmos as nossas obras, pois enquanto artistas gostamos que o nosso trabalho seja reconhecido e que apreciem aquilo que fazemos”.
O convite partiu da Biblioteca Municipal da Covilhã, que disponibilizou a sua galeria durante todo o mês de Fevereiro. A exposição abriu excepcionalmente ao público nos sábados 10 e 24 de Fevereiro com sessões de pintura ao vivo e um espaço para os visitantes quem quisessem dar umas “pinceladas” na tela.
As pessoas que visitam têm uma opinião bastante positiva dos trabalhos destes pintores dos tempos livres, e algumas até ficam a pensar em se inscreverem na Oficina de Artes.
Esta mostra de pintura está patente ao público até amanhã, 28 de Fevereiro.


Os autores dos quadros apresentaram as suas obras ao público
Os autores dos quadros apresentaram as suas obras ao público


Data de publicação: 2007-02-27 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior