Voltar à Página da edicao n. 369 de 2007-02-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Manuel Santos Silva, reitor da UBI, apresentou ontem os Cursos Preparatórios para Ingresso na Universidade da Beira Interior, destinado a maiores de 23 anos

Preparar maiores de 23 para o ensino superior

Língua Portuguesa, Matemática e Física são as áreas abrangidas pelos Cursos Preparatórios para Ingresso no Ensino Superior. As aulas arrancam já em Março

> Cátia Felício

Com a abertura dos cursos para maiores de 23 anos, Manuel Santos Silva diz que a Universidade da Beira Interior (UBI) quer juntar alunos de todas as idades na instituição e prepará-los para as provas de ingresso. “A Matemática e a Física constituem um problema muito sério, de modo que as universidades também têm que se empenhar em desmistificar esta questão actuando a diferentes níveis. É o que nós estamos também a tentar fazer”. As candidaturas aos Cursos Preparatórios para Ingresso na UBI não têm limite de vagas e terminam a 8 de Março. A única licenciatura que não está incluída neste leque é a de Medicina. As aulas arrancam já dia 12 de Março e duram até Junho (altura dos exames nacionais). Os cursos decorrerão em horário pós-laboral (das 20h00 às 23h00) no piso um da Biblioteca Central da UBI.
Manuel Santos Silva, reitor da UBI, diz que Medicina é o único curso a não abrir vagas. Esta limitação “só se aplica a Medicina. Nos outros casos podemos é não ter vagas para atender a todos os candidatos”. Nota ainda que “esperamos um número significativo de candidatos”.
“Preparando a Língua Portuguesa, a Matemática e a Física estamos a abrir um leque enorme no que diz respeito às provas específicas que os alunos têm que ter para o ingresso”, frisa Santos Silva. Os cursos de preparação não implicam o pagamento de propinas, mas de uma “taxa simbólica” no valor de 50 euros. Santos Silva diz esta é uma forma das pessoas sentirem que há uma relação entre elas e a universidade, criando ainda o “sentido de responsabilidade da frequência das aulas”.
Um dos objectivos da iniciativa é captar alunos para o campo das Ciências e Tecnologias, assim como trazer à universidade pessoas de todas as idades. “Termos diferentes públicos simultaneamente no mesmo curso é extremamente enriquecedor para a universidade e para todos os alunos no seu conjunto”. Santos Silva adianta que esta é uma forma dos alunos mais velhos aprenderem e rejuvenescerem e dos mais jovens adquirem a experiência de vida dos mais velhos. “Julgo que a universidade é tudo isto e daí a importância que damos à abertura da universidade a novos públicos, nomeadamente a públicos com mais de 23 anos”.
Para o reitor da UBI, ter alunos com outro nível de experiência a frequentar as licenciaturas, juntamente com os alunos que entraram pelo ingresso normal, representa um “valor acrescido”. Porquê? Santos Silva diz que os alunos que entram na universidade por esta via “transmitem a experiência de vida aos mais jovens, assim como transmitem responsabilidade”. Acrescenta que “normalmente são alunos muito aplicados, porque fazem o esforço para estar na universidade. E também transmitem esse esforço aos mais jovens”.
De acordo com Santos Silva, esta é mais uma acção para os novos públicos e população em geral. Referindo que na UBI há vários cursos a funcionar, diz que é importante que estes cursos decorram na Biblioteca Central, uma vez que é uma forma de atrair as pessoas para uma estrutura que está aberta ao público. O reitor deixa claro que a Biblioteca Central é um espaço destinado à população em geral, e não apenas aos alunos da UBI.


Manuel Santos Silva, reitor da UBI, apresentou ontem os Cursos Preparatórios para Ingresso na Universidade da Beira Interior, destinado a maiores de 23 anos
Manuel Santos Silva, reitor da UBI, apresentou ontem os Cursos Preparatórios para Ingresso na Universidade da Beira Interior, destinado a maiores de 23 anos


Data de publicação: 2007-02-27 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior