Voltar à Página da edicao n. 369 de 2007-02-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
José Robalo adianta que os produtos têxteis chineses não cumprem as regras

Empresários pedem mais inspecção aos têxteis chineses

É da Covilhã que agora se levanta a voz contra os produtos, nomeadamente do sector têxtil, oriundos da China. No entender da Federação da Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal, os produtos com origem naquele país nem sempre cumprem as regras.

> Eduardo Alves

O industrial covilhanense José Robalo preside a Federação da Indústria Têxtil e do Vestuário. Foi também a figura escolhida por diversos empresários para denunciar aquilo que julgam ser “uma série de ilegalidades” cometidas pelos industriais têxteis chineses.
Segundo Robalo, o organismo a que preside foi alertado por empresários portugueses do ramo têxtil, para o facto de “uma série de produtos chineses, entre os quais fios para tricot e vestuário” se encontrarem à venda no mercado mas não corresponder ao que indica a rotulagem destes. Em declarações ao Diário XXI, Robalo acrescenta ainda que “também as normas de etiquetagem dos mesmos produtos não estão a ser seguidas”. Por estas razões, a Federação da Indústria Têxtil decidiu avançar com uma queixa contra diversos importadores de produtos chineses.
Robalo, em nome dos industriais portugueses pede agora mais fiscalização à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Sobretudo depois de “nós termos comprado fios chineses para tricot na Covilhã, vendidos como fios de lã, mas com uma posterior análise nos laboratórios constatou-se que esses mesmos fios não tinham uma grama de lã sequer”. O presidente da Federação da Indústria Têxtil adianta que este tipo de produtos “para além de estarem a prejudicar a indústria nacional estão também a enganar os possíveis compradores”.
Depois da denúncia feita junto das autoridades competentes, José Robalo espera agora um reforço na vigilância e fiscalização deste tipo de produtos. O presidente da Federação da Indústria Têxtil diz que estão denunciados casos específicos e a ASAE só não irá actuar se não quiser.


José Robalo adianta que os produtos têxteis chineses não cumprem as regras
José Robalo adianta que os produtos têxteis chineses não cumprem as regras


Data de publicação: 2007-02-27 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior