Voltar à Página da edicao n. 368 de 2007-02-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Isabel Dias defendeu a tese de doutoramento dia 15 de Fevereiro

Desvendar o mundo da álgebra

Isabel Dias defendeu, na semana passada, a sua tese de doutoramento no ramo da matemática

> Cátia Felício

“Na álgebra existem estruturas que têm propriedades. Existem imensas aplicações destas mesmas estruturas no caso de físicas, no que diz respeito a super simetria”. Isabel Dias defendeu dia na última quinta-feira, dia 15, a sua tese de doutoramento e revela que “o trabalho foi válido em termos de aplicações também por ai: porque pode servir aplicações importantes da física”. “Extensão do Quadro Mágico de Freudenthal em Característica 3” foi a tese de doutoramento defendida na reitoria da Universidade da Beira Interior (UBI).
Isabel Dias diz que a novidade da tese está inserida no campo das álgebras, e adianta que o resultado é inovador para quem trabalha nesta área.
A elaboração da tese durou perto de “três anos e meio”. “Há três anos atrás comecei a estudar. Tive um ano de estudo intensivo em termos de álgebras, super álgebras, álgebras C dois graduadas e dois anos de investigação, trabalho árduo”.
Passo seguinte é continuar a estudar e a investigar "as questões que ficaram naturalmente pendentes”. Para Isabel Dias, há que continuar a trabalhar “com os desafios que vão surgindo no mundo científico”.
O júri das provas foi constituído por Alberto Palomo (docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Zaragoza), Sais Benayadi (da Universidade paul Veulaire), António Bento e Luísa Amaral, ambos professores auxiliares na UBI.A tese foi aprovada e teve como arguentes Consuelo López, (docente da Faculdade de Ciências da Universidade das Astúrias) e Helena Albuquerque (docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra).


Isabel Dias defendeu a tese de doutoramento dia 15 de Fevereiro
Isabel Dias defendeu a tese de doutoramento dia 15 de Fevereiro


Data de publicação: 2007-02-20 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior