Voltar à Página da edicao n. 368 de 2007-02-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Salamanca vai agora ser uma das cidades mais importantes nas relações da Guarda

Guarda e Salamanca criam associação

As autarquias da Guarda e de Salamanca esperam criar uma associação com o objectivo de estreitar as colaborações entre os dois lados da fronteira. Uma iniciativa que visa também aproveitar os fundos comunitários do QREN.

> Eduardo Alves

Aproveitar todos os fundos comunitários previstos no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), para projectos transfronteiriços é a meta que está por detrás da criação de uma associação por parte da Câmara da Guarda e de Salamanca. Os dois municípios ibéricos esperam agora conseguir captar fundos para esta zona da península. Em declaraçãoes à agência Lusa, o autarca guardense, Joaquim Valente adiantou que “o consórcio Salamanca-Guarda visa a cooperação transfronteiriça em diversas áreas que vão desde a cultura à economia”.
O socialista que lidera a autarquia da Guarda explica que nos próximos meses os fundos do QREN, programa que vai estar activo entre 2007 e 2013, começam já a ser distribuídos. Desta forma, “é necessário começar já a consolidar as diferentes posições”. Valente reitera a importância do acordo agora celebrado com o Ayuntaniento de Salamanca uma vez que “vai permitir a candidatura conjunta a fundos europeus”. Para além do dinheiro que pode resultar desta ligação, há todo um conjunto de projectos previstos “para unir os dois lados da fronteira”.
A Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE), que está em construção na Guarda é um dos projectos apontados como exemplo de boa cooperação por Joaquim Valente. O autarca da cidade mais alta do País sublinha que este tipo de parcerias com os municípios espanhóis, nomeadamente com Salamanca, “devem ser amplificados”.
Esta matéria foi discutida durante a reunião da Assembleia Municipal da Guarda, durante a qual foram também analisados os estatutos da futura associação.
Para já fica o reforço ao Centro de Estudos Ibéricos, uma ideia do ensaísta Eduardo Lourenço e teve como promotores a Câmara da Guarda e a Universidade de Salamanca, englobando depois a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico da Guarda.


Salamanca vai agora ser uma das cidades mais importantes nas relações da Guarda
Salamanca vai agora ser uma das cidades mais importantes nas relações da Guarda


Data de publicação: 2007-02-20 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior