Voltar à Página da edicao n. 368 de 2007-02-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Lar de São José celebra 107 anos

Uma nova entrada para o Lar, um pequeno parque de estacionamento e a instalação de uma escada de segurança até ao terceiro andar são as novidades anunciadas no aniversário da instituição.

> Notícias da Covilhã

O Lar de São José completou na passada semana, 107 anos e a data foi aproveitada para anunciar a adjudicação, à construtora Certar, de algumas obras há muito aguardadas, que vão começar de imediato. A intervenção contempla uma nova entrada para a instituição, na rua Marquês de Pombal, um pequeno parque de estacionamento e a instalação de uma escada de segurança até ao terceiro andar.
No futuro próximo, José Brito Rocha, há 26 anos presidente do lar de idosos, tenciona readaptar o interior, pôr em funcionamento o Centro de Dia no edifício junto ao pavilhão do Inatel e libertar uma sala para criar uma creche onde os funcionários da instituição possam deixar os filhos em Agosto, quando os jardins-de-infância costumam fechar.
Para já, vão ter início as obras do novo acesso, uma espécie de entrada de serviço para facilitar entregas ou mesmo a mobilidade das viaturas do Lar. As traseiras ficam também com capacidade para o estacionamento de cerca de 12 veículos da instituição.
Os trabalhos prevê-se que demorem seis a oito meses e representam um investimento de 400 mil euros, com a cobertura financeira já assegurada pelo Lar de São José, através de financiamento bancário. No entanto, e dado que se trata de melhorar as condições dos idosos, a direcção pensa candidatar-se a apoios estatais. “Depois segue-se a parte interna, o interior vai ser readaptado às normas de segurança”, anuncia Brito Rocha.
Quando esta fase estiver terminada, e assim que haja condições financeiras, pretende-se pôr em funcionamento o Centro de Dia na zona baixa da cidade. No edifício que o Lar emprestou, sem qualquer custo, à Associação Cristã da Mocidade (ACM) até ao ano passado. “Deixaram-nos a casa em péssimas condições, vai precisar de obras para arranjar o que ficou estragado”, sublinha o presidente do Lar de São José.
Para tentar reduzir custos, possivelmente os trabalhos serão assegurados por funcionários da casa. A ideia é ter um espaço onde os idosos da zona baixa da cidade possam ir passar o dia e comer uma refeição. Para além disso, seria também um espaço de convívio com gente sem ligação ao Lar, que também poderia frequentar o espaço, onde será construído também um jardim.
A creche, para os funcionários deixarem os filhos na altura em que os locais onde ficam habitualmente estão fechados, visa combater as faltas dos empregados do Lar durante esse período. Situação habitual, por não terem onde os deixar. Depois das obras no interior da instituição, Brito Rocha espera conseguir uma sala para o efeito, que funcionará apenas uma vez por ano. Este Verão a ideia não estará ainda concretizada, mas o presidente espera materializar a intenção no próximo ano.


Data de publicação: 2007-02-20 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior