Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Elsa Martins defendeu a tese

Estudar o financiamento da educação

Elsa Martins revela, na tese de mestrado, a relação entre subsídios para a educação, crescimento económico e desemprego

> Cátia Felício

“É um tema ainda muito recente, que consiste em estudar o efeito dos subsídios no crescimento económico, tendo em conta o desemprego”. É assim que Elsa Martins descreve a sua tese de mestrado “Financiamento da educação e crescimento económico”. O trabalho foi defendido dia 3, sexta-feira, no Pólo IV da Universidade da Beira Interior (UBI).
Elsa Martins diz que este estudo pretende ir mais além, “uma vez que os estudos já feitos na área não incluem ou não fazem as relações como foram aqui apresentadas, nomeadamente a inclusão de subsídios com o desemprego”. Outra das novidades está na tentativa de “introduzir ou explicar que o crescimento económico também é uma função do desemprego”. Elsa Martins realça que “há aqui uma interacção que não está estudada. O crescimento económico depende do desemprego, isso é óbvio. Mas quanto ao financiamento, este também depende dessa relação e não está, efectivamente, muito desenvolvido”.
Retrata ainda a forma como os subsídios à educação podem influenciar o crescimento da economia. No entanto, salienta que há ainda um longo caminho a percorrer devido à insuficiência de dados. Há medida que surgem dados, há trabalho para fazer, garante.
Após mais de um ano de investigação, Elsa Martins diz que o passo seguinte é ver se o artigo que está em revisão é aprovado e aproveitar as sugestões apresentadas pelo júri durante a defesa da prova.
A prova de mestrado foi aprovada com a classificação de muito bom. Ana Maria Peão da Costa, docente na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, foi a arguente deste tese. O júri foi ainda composto por Paulo Nunes e Tiago Sequeira, ambos docentes da UBI.


Elsa Martins defendeu a tese
Elsa Martins defendeu a tese "Financiamento da Educação e Crescimento Económico" na sexta-feira, dia 3, na UBI


Data de publicação: 2007-02-06 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior