Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A DGES deu luz verde a este segundo ciclo

Engenharia e Gestão Industrial na UBI

A UBI conta a partir de agora com um novo mestrado. “Engenharia e Gestão Industrial” é o nome do segundo ciclo que foi agora aprovado pela DGES.

> Eduardo Alves

A Direcção Geral do Ensino Superior (DGES) deu luz verde à abertura de um ciclo na área das Engenharias, na UBI. Uma novidade que segundo Denis Coelho e João Matias, do Departamento de Engenharia Electromecânica “vem em muito boa hora”. Desta forma, e já adequada com os critérios de Bolonha, surge na UBI, “a EPGI”. Este segundo ciclo, conducente ao grau de Mestre dá pelo nome de “Engenharia e Gestão Industrial” e assume-se, “sem sombra de dúvida, como uma formação de grande abrangência”. Segundo os docentes, “há um vasto leque de licenciaturas que vão dar acesso a este segundo ciclo”. Uma formação “bastante virada para a industria” e que pode reunir licenciados vindo “desde a Gestão, Economia e outros cursos, até às Engenharias, à Química e à Física”.
Esta formação vai estar aberta a diferentes áreas científicas e assemelha-se muito “à licenciatura em Engenharia da Produção e Gestão Industrial, que ainda funciona na UBI”. Os dois docentes do DEM dizem que “esta licenciatura nos últimos dois ou três nãos não abriu vagas”, contudo “ainda existem alunos a terminar esse curso”. Um curso “vasto, com disciplinas de várias áreas”. Critérios que foram também levados em conta para a concepção deste mestrado. Um segundo ciclo, que para além de poder acolher “estudantes de áreas bastante diversificadas”, dá a possibilidade às pessoas que optam por esta graduação “de ter uma grande escolha no que respeita às saídas profissionais futuras”. Este segundo ciclo foi colocado à consideração da Direcção Geral do Ensino Superior e aguardava a aprovação por parte deste órgão. Uma vez ultrapassado esse processo, a UBI pode agora dar início a este segundo ciclo. Desta forma, no próximo ano lectivo poderão já existir inscrições para este mestrado.


A DGES deu luz verde a este segundo ciclo
A DGES deu luz verde a este segundo ciclo


Data de publicação: 2007-02-06 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior