Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O livro foim apresentado na Bilbioteca da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI

Primeiro livro de Medicina na UBI

Anatomia Radiológica do Encéfalo e Medula é o título do primeiro livro editado pela UBI, na área da Medicina. Esta publicação de carácter científico surge pela mão de Jaime da Cruz Maurício, professor convidado da Faculdade de Ciências da Saúde.

> Eduardo Alves

Foi apresentado no passado dia 25, o primeiro livro editado pela UBI, na área da Medicina. Jaime da Cruz Maurício é o autor da “Anatomia Radiológica do Encéfalo e Medula”. Esta publicação surge “depois dos primeiros anos a leccionar na Covilhã”. O professor convidado de Imagiologia na Faculdade de Ciências da Saúde na UBI sublinha que esta publicação “começou por surgir nas muitas viagens entre Lisboa e a Covilhã”. Apaixonado confesso pela FCS e pelo projecto pedagógico e científico desenvolvido na cidade-neve, este professor, também da Universidade Nova de Lisboa dedica o seu mais recente livro aos alunos da Covilhã. Jaime da Cruz Maurício sublinha que “o destinatário desta obra está muito bem explicado, são os alunos da Faculdade de Ciências da Saúde”.
No entender do autor, “Anatomia Radiológica do Encéfalo e Medula” é uma publicação que revela “uma forte intenção transmitida sobretudo pela explicitação”. O mesmo acaba também por referir que esta obra foi “toda construída sob a relação entre o pedagógico e o profissional”.
Manuel Santos Silva, reitor da UBI, sublinhou a importância desta obra para toda a comunidade. Segundo o responsável máximo pela instituição, “ganha o campo da ciência, ganha a UBI e sobretudo os alunos da FCS”. Santos Silva lembrou o percurso profissional de Jaime da Cruz Maurício. Um dos pioneiros em várias áreas da Imagiologia, em Portugal. De entre o currículo de Jaime da Cruz Maurício destaque para os diversos prémios, entre eles o Prémio Pfizer da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa (duas vezes), Sandoz da Sociedade Portuguesa de neurologia, Eurico Pais, Sir Archibald Young (enquanto aluno de Medicina).
É doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, com 20 valores, é natural de Carnaxide e exerce as funções de director do serviço de Neurorradiologia do Hospital de Egas Moniz desde 1980.


O livro foim apresentado na Bilbioteca da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI
O livro foim apresentado na Bilbioteca da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI


Data de publicação: 2007-01-30 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior