Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Um evento organizado na UBI que reuniu o Grupo de Trabalho de Retórica da SOPCOM

A Persuasão do Século XXI

"Retórica e Mediatização" foi o tema das jornadas que decorreram na Sala dos Conselhos da UBI. Com o objectivo de reunir o recém criado Grupo de Trabalho de Retórica da SOPCOM, destaca-se o diálogo que foi possível estabelecer entre os estudiosos nacionais que trabalham nesta área.

> Helder Filipe Prior

Durante dois dias investigadores de várias disciplinas reuniram-se com um objectivo único: debater a persuasão da escrita à época da Internet. Com três mesas subordinadas aos temas de Retórica e Publicidade, Retórica e Imagem e Retórica e os Media, a organização deste colóquio esteve a cargo do Laboratório de Ciências da Comunicação da UBI, numa parceria com a Sociedade Portuguesa de Comunicação. A docente de Retórica da UBI, Ivone Ferreira, afirma que o principal objectivo deste colóquio consistiu não só no estabelecimento de um contacto, mas sobretudo de um diálogo entre os investigadores que trabalham o tema da persuasão.
Tendo como ponto de partida a concepção aristotélica de Retórica, entendida como a arte que versa sobre tudo o que é adequado a persuadir, este colóquio encontra-se inserido num leque de trabalhos propostos pela unidade de investigação em Comunicação da UBI (Labcom) para o ano de 2007.
O início das conferências esteve a cargo de António Bento, professor da UBI, que abordou o tema da linguagem da "correcção política". Pretendendo falar sobre o politicamente correcto, António Bento apelidou a actual linguagem política de "linguagem de pau", uma linguagem que cada vez mais encontra fórmulas de expressão complexas para se referir a pressupostos que outrora eram simples. Numa mesa moderada por Eduardo Camilo, Anabela Gradim propôs uma análise estrutural da publicidade, apoiada no quadrado semiótico de Greimas, tentando adaptar as provas retóricas aristotélicas ao modelo publicitário. Posteriormente, o investigador Américo de Sousa apresentou uma reflexão sobre "o estatuto retórico da Publicidade" atestando a impossibilidade desta constituir, por si só, um novo género persuasivo. Na segunda mesa, moderada por Tito Cardoso e Cunha, presidente do Grupo de Trabalho de Retórica e professor da UBI, Catarina Moura abordou o poder persuasivo do virtual enquanto a professora da Escola Superior de Educação de Sutúbal, Regina Marques, discorreu sobre o "poder persuasivo da imagem ecográfica". Estas conferências contaram ainda com a participação de alguns alunos dos cursos de Ciências da Comunicação e Filosofia da UBI. Integrados num projecto denominado " A Metáfora" e que, de resto, pretende concorrer à concessão de bolsa na Fundação para a Ciência e Tecnologia, este trabalho procurou ligar a metáfora à Retórica como explicou um dos responsáveis por este projecto, André Barata.
No dia 12, Hermenegildo Ferreira Borges, Paulo Serra e Ivone Ferreira apresentaram trabalhos que circularam entre Espaço Público e a credibilidade na época da Internet. Para Hermenegildo Ferreira Borges, professor da Universidade Nova de Lisboa, a boa retórica no jornalismo deve "cumprir uma finalidade pragmática" que consiste em tornar a opinião pública esclarecida cumprindo o seu papel de informar. Por outro lado, Ivone Ferreira concluiu que a tecnologia é um espaço de extensão da democracia, "terreno ideal para o aparecimento e desenvolvimento da retórica". As próximas conferências sobre Retórica e Mediatização estão agendadas para Janeiro de 2008 em Vila Real.

> raxqzhov @ mail . com em
rxmvsycl jtmb quizykhj zngray foxylcj groztb dvmbwpxtz http://www.maeoxtz.umthsebl.com

> mduotj @ mail . com em
omayd klozvhcb kypasx czqidj uiqdfcgap kjrqcosnp zejq jodgmi jbpugtcki

> jngpre @ mail . com em
vlezcr crhbe naoy xvfesygt kgcbyi jvqbn amun [URL]http://www.patbowkym.zlyw.com[/URL] shvmzawoc apgnzlbo

> jngpre @ mail . com em
vlezcr crhbe naoy xvfesygt kgcbyi jvqbn amun [URL]http://www.patbowkym.zlyw.com[/URL] shvmzawoc apgnzlbo


Um evento organizado na UBI que reuniu o Grupo de Trabalho de Retórica da SOPCOM
Um evento organizado na UBI que reuniu o Grupo de Trabalho de Retórica da SOPCOM


Data de publicação: 2007-01-30 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior