Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Últimas - Edição: 364 - 2007-01-23

Aborto em debate

Os debates em torno do referendo nacional do próximo dia 11 de Fevereiro, sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez, continuam durante o dia amanhã, sábado, 27. Na secção da Covilhã, do Partido Socialista (PS), decorre, pelas 16 horas, um debate informal com o tema “A importância do voto no referendo de despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez”. Já em Castelo Branco, o movimento “Pela Vida – Sempre” promove um outro debate, às 17 horas, moderado por João Castel-Branco Silveira, ex-director do hospital Amato Lusitano. O evento decorre às 17 horas no auditório da Escola Superior de Educação.
[ 2007-01-26 12:45:47 - Ler mais ]

 

Prémio Nobel da Química visita Belmonte

Aaron Ciechanover, Prémio Nobel da Química em 2004, visita hoje, sexta-feira, 26, a comunidade judaica de Belmonte. Esta visita serve para que o cientista visite o Museu Judaico e a Sinagoga. Ciechanover vai também participar numa prova do vinho kosher “Terras de Belmonte”, produzido pela Adega Cooperativa da Covilhã. Aaron Ciechanover nasceu no ano de 1947, na cidade de Haifa e em 2004 foi galardoado, juntamente com Avram Hershko e Irwin Rose, pela descoberta da degradação de proteínas mediadas pela ubiquitina.
[ 2007-01-26 11:35:42 - Ler mais ]

 

QREN dá dois mil milhões de euros à região Centro

Nos próximos seis anos, o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) vai canalizar para os municípios que compõem os seis distritos da região Centro, 1,7 mil milhões de euros. O montante foi tornado público por Alfredo Marques, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). O responsável máximo deste organismo juntou, no Fundão, os autarcas da Beira Interior Norte, Cova da Beira e Beira Interior Sul.
[ 2007-01-26 11:24:36 - Ler mais ]

 

Pistas de esqui abertas ao público

A Turistrela, empresa que explora as pistas de esqui da Serra da Estrela garante que a partir de amanhã, dia 26, todas as pistas vão estar abertas aos utilizadores. Os responsáveis pela estância de esqui adiantam que “neste momento estão já a funcionar três pistas”. Os mesmos esperam que até ao final da semana, “todo o complexo esteja a funcionar a 100 por cento”. Mais informações são disponibilizadas na página oficial da estância, em: http://www.turistrela.pt.
[ 2007-01-25 10:19:11 - Ler mais ]

 

Banda da Covilhã reúne a 3 de Fevereiro

A Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã tem agendada uma assembleia-geral, de carácter ordinário, para o próximo dia 3 de Fevereiro. Esta reunião tem como objectivos, a apresentação e aprovação do relatório de contas de 2006, a eleição de novos órgãos sociais para o biénio 2007/2008 e a proposta para a actualização do valor das quotas, entre outros assuntos. A assembleia tem lugar às 14 horas, na sede social da colectividade.
[ 2007-01-25 10:14:18 - Ler mais ]

 

Inscrições para o IMAGO 2007 abrem em Fevereiro

As inscrições para a oitava edição do Festival Internacional de Cinema Jovem – IMAGO 2007 – começam no próximo dia 1 de Fevereiro e terminam a 22 de Junho. Este ano, o IMAGO decorre entre 29 de Setembro e 7 de Outubro, na cidade do Fundão, e apresenta várias competições de curtas metragens divididas nas áreas (Oficial, Docs in Shorts e Under 25). A ficha de inscrição, bem como o regulamento, podem ser encontrados a partir de 1 de Fevereiro na página oficial do evento: http://www.imagofilmfest.com. As inscrições de filmes podem também ser feitas em http://www.reelport.com.
[ 2007-01-25 10:10:00 - Ler mais ]

 

Esgotos poluem serra da Estrela

Há quase dois meses que os esgotos escorrem a céu aberto na zona da Torre, serra da Estrela. A situação foi divulgada segunda-feira pelo blogue Estrela no seu Melhor. De acordo com a notícia publicada no jornal Correio da Manhã de hoje, tal deve-se a uma avaria que ocorreu em Novembro nos tubos do sistema da Estação de Tratamento das Águas Residuais (ETAR). De acordo com a publicação, Fernando Matos, director do PNSE, diz que o mau tempo que se verificou no final de Novembro, sobretudo o vento forte, derrubou uma torre de iluminação e de comunicações móveis que caiu sobre os tubos da canalização, rebentando-os. A partir daquela altura, os resíduos escorrem pela serra.
Mais informação e imagens em:
http://estrelanoseumelhor.blogspot.com/2007/01/nascente-de-esgoto-serra-da-estrela.html
[ 2007-01-24 16:27:56 - Ler mais ]

 

Maratona na serra da Estrela

No dia 11 de Fevereiro decorre, no concelho de Seia, a Maratona Serra da Estrela. Há dois percursos disponíveis: o da Rota da Neve, com 70 quilómetros, e o da Rota do Pastor, com 35 quilómetros. O evento é dirigido a todos os praticantes de Bicicleta Todo-o-Terreno (BTT) e está a cargo de um grupo de alunos finalistas do ESTTS, no âmbito da unidade curricular de Organização e Gestão de Eventos, em parceria com o clube BTT de Seia. Mais informações e inscrições em:
http://www.estt.ipg.pt/maratonabtt/index.htm

[ 2007-01-24 12:15:44 - Ler mais ]

 

Sabugueiro quer sinalização na A25

Os cidadãos do Sabugueiro querem uma placa de sinalização que indique a serra da Estrela na A25. A queixa prende-se com o facto dos utentes desta auto-estrada não terem informação que lhes indique, em Viseu, a saída que dá acesso à Estrada Nacional n.º 339, de ligação à serra da Estrela. Em comunicado, o Grupo de Cidadãos do Sabugueiro (GCS) ameaça promover uma manifestação, avança a edição de hoje do jornal Público. "A simples falta de uma placa está a penalizar fortemente o comércio e o turismo deste lado da serra, para, mais uma vez, beneficiar o lado da Covilhã, que já é servido pela A23, através da qual recebe os turistas vindos do Sul", protesta o GCS.
[ 2007-01-24 10:10:58 - Ler mais ]

 

Ensino Básico da região Centro analisado pelo SPRC

O Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) acaba de tornar público um estudo sobre Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º ciclo do Ensino Básico. Um documento de 55 páginas que analisa o apoio prestado aos alunos de 81 das 89 escolas da área de abrangência do SPRC. As conclusões deste estudo são bastante negativas e apontam diversas falhas ao nível das AEC. O sindicato vai agora enviar o estudo a diversas entidades públicas do sector da Educação. [Desenvolvimento na próxima edição]
[ 2007-01-24 09:46:29 - Ler mais ]

 

Temperaturas negativas

O frio e a neve desencadearam o alerta amarelo em 11 distritos, entre os quais Guarda e Castelo Branco. O Instituto de Meteorologia alerta para as baixas temperaturas, consequência da passagem de uma frente fria pelo território de Portugal Continental. Espera-se a “persistência de valores de temperatura mínima baixos”. Segundo o site do Instituto de Meteorologia (www.meteo.pt), está previsto que a Guarda atinja temperaturas entre os quatro e os dois graus negativos, com a possibilidade de queda de neve em altitudes superiores aos mil e 100 metros. Em Castelo Branco, as temperaturas vão variar entre um grau negativo e os 10 positivos.
[ 2007-01-23 15:57:40 - Ler mais ]

 

Gestão em Saúde na UBI

Está agendado para os próximos dias 18 e 19 de Maio, o II seminário de Gestão em Saúde, da UBI. Uma iniciativa conjunta do Departamento de Gestão e Economia e da Faculdade de Ciências da Saúde. Segundo a organização, este seminário tem como objectivo debater os principais desafios que se colocam à “Gestão dos Serviços Clínicos do Século XXI”. A iniciativa decorre na Faculdade de Ciências da Saúde. Mais informações em http://www.dge.ubi.pt/2sgsaude/.
[ 2007-01-23 09:42:46 - Ler mais ]

 

Largo da Alegria com trânsito condicionado

A Câmara Municipal da Covilhã vai proibir a circulação automóvel e o estacionamento entre o Largo da Alegria (frente ao Orfeão da Covilhã) e o Largo Manuel Pães de Oliveira. Esta medida que vigora entre os dias 23 de Janeiro e 23 de Fevereiro deve-se, segundo a edilidade, à realização de obras de requalificação urbana na zona da Judiaria.
[ 2007-01-23 09:42:28 - Ler mais ]

 

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior