Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os responsáveis pela UE querem manter os investigadores no espaço europeu

União Europeia pretende combater a "fuga de cérebros"

Uma das prioridades da presidência portuguesa da União Europeia é promover uma política de imigração consistente de maneira a atrair "cérebros" para a UE.

> Carla Magalhaes
> Elisabete Cardoso

Um dos objectivos principais da presidência portuguesa da União Europeia cinge-se ao combate à "fuga de cérebros" e "promover uma política de imigração consistente para atrair estudantes e investigadores para a União Europeia".
A preocupação é relativamente ao facto da UE não ter uma estratégia de captação de recursos humanos em Ciência e Tecnologia em oposição aos Estados Unidos da América que conseguiram alcançar milhares de "cérebros" de países como a India e a China.
Na opinião de Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a criação do "Conselho Europeu de Investigação" traduz-se numa das grandes novidades do 7º Programa Quadro, com o principal intuito de financiar a investigação na Europa, de maneira a promover a participação portuguesa no programa-quadro.
Mariano Gago, referiu ainda, que a abertura presidirá em Fevereiro contando com a presença de um Conselho nacional de pontos de contacto para as propostas candidatas e a priori a nomeação de um coordenador nacional.


Os responsáveis pela UE querem manter os investigadores no espaço europeu
Os responsáveis pela UE querem manter os investigadores no espaço europeu


Data de publicação: 2007-01-25 10:36:42
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior