Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O CENTI nasceu através de uma parceria entre o CITEVE e três universidades

O que é o CENTI

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes é um projecto de investigação e desenvolvimento criado pelo CITEVE e que tem já parcerias com as universidades do Porto, Aveiro e Minho.

> Eduardo Alves

A ideia da criação de centro de nanotecnologia partiu do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (CITEVE). No entender dos responsáveis por esta instituição “era fundamental criar uma estratégia de intervenção tecnológica na área das micro e nanotecnologias e dos materiais para a ITVC”. As primeiras parcerias foram feitas com as universidades do Porto, Aveiro e Minho e passam pelas áreas dos têxteis, vestuários e couros”. Um dos pressupostos da criação do CENTI é “criar um centro que consiga gerar massa crítica e integração”, de forma a que não se crie unicamente uma rede de cooperação.
No documento de apresentação deste centro, os responsáveis apontam como objectivos estratégicos “contribuir, através da funcionalização de materiais, para o desenvolvimento de processos ambientalmente favoráveis e economicamente viáveis”, ao que se junta “a criação de novos materiais têxteis para aumentar o desempenho humano, ao nível da saúde, do bem-estar, da protecção, do desporto e do lazer”.
Para além das três universidades que estão já associadas ao CENTI, fazem também parte dos associados, os centros tecnológicos do calçado e das indústrias do couro, aos quais se pode vir a juntar, dentro em breve, a UBI. Alguns dos projectos actuais do CENTI passam pela investigação de fibras não convencionais, de materiais e estruturas inteligentes, de nanodispositivos e materiais funcionais e tratamento de superfícies.

[Voltar]


O CENTI nasceu através de uma parceria entre o CITEVE e três universidades
O CENTI nasceu através de uma parceria entre o CITEVE e três universidades


Data de publicação: 2007-01-23 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior