Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Sofia Martins explica que o treino personalizado é feito em função de quem procura o Personal Trainer e pode passar por exercícios como Pilates

Personal Trainer e Capoeira arrancam em Fevereiro

No próximo mês estreia-se o treino personalizado na UBI. A juntar às nove modalidades de lazer já existentes, surgem agora mais duas actividades desportivas promovidas pelo sector de desporto dos SASUBI.

> Cátia Felício

Se por um lado a Capoeira marca o seu regresso às actividades desportivas na Universidade da Beira Interior (UBI), é também a primeira vez que aqui são dirigidas aulas de Personal Trainer. As aulas estão a cargo de Sofia Martins, também professora de Step, Workout, Manutenção e Pilates. Cada treino pode durar uma hora ou hora e meia. No entanto, Sofia Martins aconselha uma hora por dia, três dias por semana.
Se quer emagrecer, ganhar massa muscular ou até para preparação pré-parto esta pode ser uma solução. Sofia Martins esclarece o que é necessário para perder, por exemplo, a tal barriga que incomoda a muitos, também apelidada de “pneu”. Depois de três a quatro meses já se nota alguma diferença”. E adianta que “é claro que um trabalho individualizado, em que se trabalha só com a pessoa e acaba sempre por haver modificações”. A pessoa tem a atenção toda para si, acrescenta. Apesar das diferenças puderem saltar à vista a partir dos três meses de exercício, a professora alerta que de pouco vale o exercício se não se fizer uma alimentação saudável.
Desmistifica quem acredita que basta fazer abdominais para “tirar a barriga”. “Há pessoas que querem tirar a barriga e fazem muitos abdominais. Essencialmente não é o abdominal que tira a barriga. Tem de haver a ideia de que parar perder na barriga tem que se perder primeiro no resto do corpo. Digamos que é o último sítio onde desaparece. E por fora até podemos ter a pele flácida e por dentro o abdominal estar rígido, tonificado”.
As aulas de Personal trainer decorrem num horário a combinar entre aluno e professor, estando a cargo de Sofia Martins. O custo é de 7,50 euros por aluno (aula individual), seis euros (dois alunos), sendo o máximo de três alunos por aula ( cinco euros cada).
Rosa Domingues, responsável pelo sector de desporto dos Serviços de Acção Social da Universidade da Beira Interior (SASUBI), diz que é uma aula de treino individualizado, gerida “em função dos teus objectivos”. Para praticar Capoeira os interessados da UBI pagam 15 euros por mês (no caso de externos o valor é de 18 euros). As aulas decorrem terça e quinta-feira, das 19h30 às 20h30. No leque de actividades de lazer promovidas pelo sector de desporto dos SASUBI há ainda Dance Power, Hip Hop, Defesa Pessoal, Ioga e Taekwondo.


Sofia Martins explica que o treino personalizado é feito em função de quem procura o Personal Trainer e pode passar por exercícios como Pilates
Sofia Martins explica que o treino personalizado é feito em função de quem procura o Personal Trainer e pode passar por exercícios como Pilates


Data de publicação: 2007-01-23 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior