Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Aulas de ginástica para idosos

Exercitar corpo e mente

Porque ser idoso não significa estar parado, a Câmara Municipal da Covilhã tem vindo a promover a iniciativa Desporto para Todos.

> Pedro Santos
> Isabel Amorim

No âmbito das iniciativas para os portadores do Cartão Municipal do Idoso, a Câmara da Covilhã proporciona aulas de ginástica gratuitas aos idosos do concelho. A decorrer todas as terças e quintas-feiras, das 9 às 11 da manhã no salão gimnodesportivo dos Bombeiros Voluntários, as aulas contam com acompanhamento de monitores especializados. Desde alongamentos a trabalho localizado, passando por jogos tradicionais, as aulas decorrem como qualquer aula de, sendo que os exercícios são pensados para pessoas mais idosas e de acordo com a condição física de cada um.
Maria de Fátima Santos, monitora de educação física e responsável pelas aulas, admite que este tipo de trabalho com as pessoas mais velhas é muito gratificante, mas também muito exigente. "É preciso procurar sempre coisas novas para fazerem, exercícios novos que vão proporcionar uma melhor qualidade de vida”, refere a professora. Os risos e a boa disposição são uma constante durante as aulas em que os alunos se divertem e fazem exercício de forma tão natural. “Correm sem se aperceberem que estão a correr, fazem alongamentos, e divertem-se ao mesmo tempo” afirma Maria de Fátima Santos. Apesar de serem especialmente dirigidas aos idosos, todos podem participar nas aulas. De momento, o grupo é constituído por cerca de 40 alunos, na sua maioria mulheres, mas também outras pessoas reformadas ou mais novas que acompanham as amigas. Amadeu, de 83 anos, participa em todas as aulas e gosta muito porque desde que começou a fazer ginástica, sente-se  melhor. Maria Emília Dias, de 77 anos, admite participar nas aulas pelo convívio e para durante umas horas não estar sozinha em casa. “Em casa não aprendo nada, aqui posso conviver”, sublinha. "O ambiente é muito agradável", refere Conceição Costa, uma das alunas. No início das aulas, durante o aquecimento e mesmo no final, há sempre tempo para pôr a conversa em dia, e se alguém se mexe menos bem ou faz um movimento mais descoordenado, todos riem. Uma vez por semana, antes do início da aula é feito o controlo arterial o que permite à monitora saber  que tipo de exercícios deve evitar naquele dia. Tudo é pensado de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida a nível físico e psicológico.

 


Aulas de ginástica para idosos
Aulas de ginástica para idosos


Data de publicação: 2007-01-23 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior