Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Mário Gomes

Grupo ASTA lança revista

O grupo ASTA (Associação de teatro e outras artes), sedeado na Covilhã, está a preparar o lançamento de uma revista literária. O projecto tem como nome "Fanzine dormitório" e deverá ter uma periodicidade trimestral.

> Stephane Oliveira
> Susana Goncalves

A ASTA prepara o lançamento de uma revista cultural, a Fanzine Dormitório. A associação vê esta iniciativa como uma boa oportunidade para jovens autores tentarem carreira na escrita criativa e verem trabalhos publicados. Os temas abordados são absolutamente livres, podendo ir de conceitos abstractos, a relatos ou dados concretos. O conceito de Dormitório está centrado na ideia de localidades onde a população não pratica nenhuma actividade, nem laboral nem de lazer, mas onde têm as suas casas.
Numa fase inicial a ideia será aplicada à Covilhã pois, de acordo com Mário Gomes, elemento da Asta, "a Covilhã pode ser vista como um Dormitório, em termos culturais. No passado a cidade granjeou de uma grande actividade cultural, porém hoje isso não passa de uma mera lembrança." Ainda de acordo com Mário Gomes, "os culpados por esta situação não são só os agentes culturais e os políticos, a responsabilidade também é das pessoas que vão passando pela cidade e que não frequentam as iniciativas culturais locais, procurando sempre as iniciativas de outras paragens." Para a Fanzine Dormitório, o grupo aceita todo o tipo de trabalhos desde que possam ser impressos (fotografia, poesia, banda desenhada, contos, crónicas). Os trabalhos de texto não poderão ultrapassar o tamanho de uma folha A4 e os de imagem, ou que incluam imagem, duas folhas A4. A revista não tem nenhuma linha editorial específica em termos de géneros. Os textos poderão ser humorísticos ou sérios, desde que sigam o tema base. Para além da versão impressa, haverá também um blogue da revista, a ser criado até final de Janeiro, onde serão revelados todos os trabalhos enviados.Os apoios financeiros vão ser da responsabilidade da Fanzine. Mário Gomes refere que o interesse da ASTA é muito claro e pouco ou nada tem a haver com questões monetárias. Enquanto associação, a ASTA sente a necessidade de ter um contacto mais próximo e regular com os jovens da região. O grupo tem desenvolvido projectos que têm permitido à associação um certo reconhecimento fora da região e no estrangeiro. Para este ano, as quatro edições da revista estão financeiramente garantidas. A Fanzine aceita textos até 21 de Janeiro. O endereço do site é www.aasta.info


Mário Gomes
Mário Gomes


Data de publicação: 2007-01-23 00:00:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior