Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O primeiro aerogerador montado na Gardunha vai ficar operacional este mês

Primeiro aerogerador a funcionar na Gardunha

É a primeira torre a ser implantada no Parque Eólico da Gardunha. Ao todo, serão 53 os aerogeradores que ali ficarão localizados.

> Notícias da Covilhã

O primeiro aerogerador do parque eólico da Gardunha, entre o Fundão e Castelo Branco, entra em funcionamento este mês, anunciou na passada semana a GENERG.
A instalação do primeiro dos 53 aerogeradores de dois megawatts (MW) foi realizada na última semana. Estima-se que o parque esteja concluído em Março d e 2008, com uma potência instalada de 106 MW. A produção média anual prevista é de 294 gigawatts/hora. Na prática, espera-se que a produção anual de energia seja equivalente ao consumo de 110 mil habitantes.
A ligação à rede eléctrica nacional é suportada através da subestação d a Gardunha e de uma linha de alta tensão com 32 quilómetros, obras concluídas no último mês de Dezembro.
O Parque Eólico da Gardunha começou a ser construído em Julho de 2005 e representa um investimento de 134 milhões de euros. Entre Janeiro e Setembro de 2006, a GENERG instalou um total de 81 aerogeradores, nos parques eólicos do Caramulo e do Pinhal Interior, com 180 MW de n ova capacidade.
O grupo totaliza 290 MW de capacidade total, resultante de 33 MW captados a partir de recursos hídricos e 257 MW a partir de energia eólica.


O primeiro aerogerador montado na Gardunha vai ficar operacional este mês
O primeiro aerogerador montado na Gardunha vai ficar operacional este mês


Data de publicação: 2007-01-23 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior