Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os objectos mais requisitados foram sem dúvida os apontamentos.

Feira da Ladra ubiana

Na última quarta-feira, foi apresentada na UBI mais uma iniciativa dos alunos de Design Multimédia. Desta vez, a ideia consistiu em persuadir as pessoas a participar numa feira da ladra.

> Filipa Pereira
> João Conceição

A ideia de organizar este evento surgiu de dois alunos do 4º ano de Design Multimédia, José Gonçalves e Marco Gonçalves. A intenção era persuadir estudantes, professores e funcionários a participar nesta feira, contribuindo como consumidores ou vendedores. À semelhança de outras actividades como “Procura-se” ou “Seguindo as setas”, esta feira foi um dos vários trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Retórica.

Qualquer pessoa poderia trazer os seus objectos para vender e, ao contrário das expectativas dos organizadores, a adesão até se mostrou bastante boa. Muitos alunos trouxeram os seus trabalhos, desenhos, brindes, enfeites e todo o tipo de bugigangas, mas o que se destacou na feira foram os apontamentos e sebentas de várias disciplinas, postos à venda por um preço muito acessível. “A ideia é interessante e até já adquiri uma sebenta de Epistemologia por apenas dois euros que me irá ser muito útil”, afirma Vítor Ló, caloiro de Filosofia. Apesar da estranheza causada pela acumulação de “tralha” na feira, as pessoas mostraram-se bastante receptivas, lamentando apenas a curta duração da feira e a escassa variedade de produtos expostos.

O balanço final da feira foi positivo e o dinheiro acumulado foi distribuído pelos vários participantes da feira. Mário Gonçalves sugeriu, em tom de brincadeira, que “o dinheiro deveria servir para ajudar ao pagamento das propinas”. Porém, não era esse o objectivo. “Esta iniciativa inovadora serviu principalmente para analisar o poder de persuasão nas pessoas, estimulando o seu carácter impulsivo e incentivando a sua participação num tipo de evento um pouco mais peculiar”, conclui.

 


Os objectos mais requisitados foram sem dúvida os apontamentos.
Os objectos mais requisitados foram sem dúvida os apontamentos.


Data de publicação: 2007-01-23 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior