Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Alguns dos trabalhos expostos

Seguindo as setas

Na semana passada, podiam ver-se pelo chão do pólo I da UBI setas que indicavam o caminho a seguir até uma exposição de trabalhos dos alunos do 4º ano de Design Multimédia.

> Filipa Pereira
> João Conceição

A mostra de trabalhos dos alunos de Design Multimédia, apresentada nos passados dias 12 e 13 de Janeiro, teve como principal objectivo mostrar o poder de persuasão das alunas Diana Amaral e Elsa Belo, finalistas de Design Multimédia, que através de cartazes tinham de fazer com que a exposição fosse visitada pelo maior número de pessoas possível.
O trabalho, proposto por Ivone Ferreira, docente da disciplina de Retórica, tinha como tema central a persuasão. Foi através desta arte de convencer ou persuadir alguém pelo discurso, que Diana Amaral e Elsa Belo decidiram criar uma campanha publicitária que levasse as pessoas a fazer algo.
As alunas espalharam pelo pólo principal da UBI cartazes a publicitar a exposição e as setas em forma de lápis levaram muitos alunos e docentes a visitar a exibição de trabalhos. “Este era o objectivo principal, levar as pessoas a irem visitar a nossa exposição, através das setas espalhadas pelo chão e dos cartazes que despertaram a atenção de todos, acho que conseguimos atingir o objectivo”, afirma Diana Amaral. Uma das exigências do trabalho era a medição dos resultados da campanha, de modo a verificar se os objectivos foram atingidos. Para tal, as alunas colocaram à disposição dos visitantes uma tela em branco, de modo a quem passasse pela exposição pudesse deixar o seu comentário. A adesão foi grande e, durante os dois dias da apresentação dos trabalhos, foram necessárias duas telas.
Uma das dificuldades encontradas foi o facto de que nem todos assinaram a tela. Diana Amaral e Elsa Belo dizem ter uma margem para as pessoas que passam, olham e não assinam, mas as alunas mostraram-se "contentes porque nunca pensamos que a primeira tela ficasse cheia, só isso leva-nos a concluir que a campanha teve êxito”, referem.
Uma das visitantes, Catarina Silva, seguiu as setas por curiosidade e gostou muito da exposição, com destaque para a tela branca: “é uma ideia original e pouco usada, assim já podemos participar um pouco mais nas exposições dos nossos colegas, desempenhamos um papel mais activo e não apenas o de visitantes e espectadores” afirma Catarina.
Outros trabalhos realizados ainda neste âmbito foram "Procura-se" e "Vai um Café?"

 

 

 


Alguns dos trabalhos expostos
Alguns dos trabalhos expostos


Data de publicação: 2007-01-16 16:58:36
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior