Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O

O Referendo disse "sim"

A Associação Académica da UBI realizou um referendo sobre a despenalização do Aborto em Portugal. Participaram neste referendo alunos, funcionários e docentes deste estabelecimento.

> Igor Costa
> Ana Cristina Ferreira

A um mês antes do referendo nacional sobre o aborto, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior realizou um referendo interno sobre o tema. “É uma espécie de balão de ensaio para o referendo nacional”, como refere Rui Pedro Dias, gestor da AAUBI.
De acordo com os resultados, 80 por cento dos votantes concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se efectuada em estabelecimento de saúde legalmente autorizado, por opção da mulher, até às dez semanas.
As urnas estavam abertas a alunos, docentes e funcionários e a abstenção rondou os 90 por cento. A AAUBI já esperava estes números, pois, de acordo com Fernando Jesus, presidente da AAUBI, os jovens estão afastados dos problemas sociais.

Relativamente à participação dos funcionários, Fernando Jesus mostra-se satisfeito. O facto de muitos deles integrarem movimentos cívicos terá feito com que, mesmo assim, 41 tenham votado. Já nos docentes, só 28 exerceram o seu direito de voto. Para o dirigente associativo, trata-se de algo normal neste grupo, mas Ana Leonor Santos, docente de Filosofa, diz não ter sabido do referendo. Ainda assim, revela-se agradada com estas iniciativas.

A abstenção registada nesta simulação organizada ela AAUBI trouxe à memória o que aconteceu no primeiro referendo nacional sobre o tema, fazendo temer que o mesmo volte a ocorrer no dia 11 de Fevereiro.


O
O "Sim" ganhou por larga vantagem na UBI


Data de publicação: 2007-01-16 00:00:45
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior