Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O evento vai reunir na UBI professores de todos os ciclos de ensino

Prática docente em acção na UBI

O Departamento de Letras da UBI está a organizar os Encontros de Português – Reflectir para Agir. Este evento decorre no próximo dia 22 de Fevereiro e possibilitará a reflexão/acção na prática docente

> Paula Fernandes
> Isabel Pereira

A Universidade tem um papel activo na formação de professores e a UBI não é excepção. Com esse objectivo, o anfiteatro 1 da UBI receberá, no dia 22 de Fevereiro, os Encontros de Português – Reflectir para Agir - que contam com a organização de Maria da Graça Sardinha, docente do Departamento de Letras e Supervisora dos Estágios de Português.
A reflexão acerca de metodologias de ensino, bem como a actualização de programas escolares que facilitem a motivação do aluno na sala de aula, são estratégias que a Universidade procura trabalhar junto dos actuais e dos futuros professores. Estarão presentes profissionais do ensino, de várias zonas do país, que sentem na pele as dificuldades, cada vez maiores, de ser professor de Português. A reflexão/acção para práticas inovadoras, assim como a mostra dos trabalhos de investigação realizados no âmbito do Mestrado em Língua, Cultura Portuguesa e Didáctica poderão despoletar outras investigações que irão enriquecer as práticas lectivas.
“Motivar os alunos para o ensino da língua portuguesa é, sem sombra de dúvida, uma preocupação de todos aqueles que vêem no ensino do Português o suporte de uma identidade individual e social e, consequentemente, uma necessária educação para a cidadania”, diz Maria da Graça Sardinha fazendo referência aos vários objectivos que levaram à organização deste evento. O interesse dos alunos de todos os ciclos de ensino pela língua portuguesa é, nesta época de carência de interesses estudantis, uma realidade que não pode ser descurada pelas escolas e que passa, muitas vezes, pela dinamização de actividades paralelas às aulas, visto que a própria língua portuguesa está presente em todas as áreas do saber, refere ainda a docente.
Os Encontros de Português serão constituído por três painéis distintos onde as conversas e os debates terão como pano de fundo a Literatura, a Cultura e a Linguística.


O evento vai reunir na UBI professores de todos os ciclos de ensino
O evento vai reunir na UBI professores de todos os ciclos de ensino


Data de publicação: 2007-01-16 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior