Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Júlio Torcato, director criativo de moda da Salsa, esteve na UBI

Têxteis portugueses precisam de mais estratégia

Desenvolvimento de novos produtos, controlo dos canais de distribuição e criação de imagem de marca são os eixos estruturantes apontados por Júlio Torcato, director criativo da Salsa, aos empresários do sector têxtil.

> Vânia Rodrigues
> Luis Coelho

Júlio Torcato, designer de moda e actual director criativo da Salsa, deslocou-se no passado dia 12 à UBI para ministrar uma aula de “Teoria e Crítica da Moda”. Integrada no Mestrado em Design de Moda, esta aula serviu para abordar temas como as estratégias das empresas, o papel do designer e ainda os níveis e linhas de produtos. Júlio Torcato defende que as empresas de têxteis portuguesas têm tido pouca estratégia e pouca visão, sublinhando que a afirmação destas empresas passa por “desenvolver o produto, a marca e controlar o canal de distribuição”.
O designer confessou que o nível dos alunos de Design de Moda formados na UBI lhe pareceu “ bastante bom” facto que relacionou com a grande componente prática oferecida pelo curso. Já no que respeita ao futuro profissional dos estudantes, Torcato admite que, embora existam muitas pessoas à procura de trabalho nesta área, todos vão conseguir arranjar um local de trabalho.
O curriculum de Júlio Torcato é vasto. Vencedor de vários prémios nacionais e internacionais e participante assíduo da Moda Lisboa, o designer tem na Salsa o seu desafio imediato. Aos actuais e futuros profissionais deixa um conselho: “acreditar sempre e gostar muito do que fazem".


Júlio Torcato, director criativo de moda da Salsa, esteve na UBI
Júlio Torcato, director criativo de moda da Salsa, esteve na UBI


Data de publicação: 2007-01-16 00:00:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior