Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Workshop decorreu na Sala dos Conselhos, Pólo

Relações Publicas em análise

Os finalistas de Ciências da Comunicação da UBI, promoveram um workshop sobre Assessoria e Comunicação. Os intervenientes foram seleccionados e convidados pelos alunos de acordo com os seus interesses e motivações.

> Susana Duarte

Assessoria Mediática, Organização de Eventos, Protocolo e Assessoria de Imagem foram alguns dos temas em destaque no workshop sobre Relações Públicas. Esta iniciativa surgiu no âmbito da realização de trabalhos práticos para a disciplina de Assessoria e Comunicação e decorreu na passada quarta-feira, 10, na Sala dos Conselhos, Pólo 1.
"Relações Públicas e Protocolo", foi o assunto abordado por Graça Castelo Branco, responsável pelo Gabinete de Relações Públicas da UBI. "Um técnico de relações públicas tem de intervir no planeamento e organização de acções de carácter social e para isso é necessário conhecer determinadas regras." Dominar o protocolo é essencial para quem se inicia nesta profissão, concluiu Graça Castelo Branco.
A "Assessoria Mediática – a visão do jornalista", foi o tema analisado por Júlio Cruz, do semanário regional Reconquista. De acordo com este profissional, já não são os jornalistas que procuram as fontes, mas as fontes que procuram os jornalistas. "A chegada das fontes ao mercado da informação tem uma influência demasiado forte sobre os jornalistas." Segundo Júlio Cruz, há uma gestão de interesses contraditórios.
Paulo Rosa, da Câmara Municipal da Covilhã, apresentou uma comunicação intitulada "Assessoria Mediática – a visão da instituição". Paulo Rosa salientou que a relação da Câmara com a Rádio Clube da Covilhã é uma relação institucional. "A Câmara faz o seu trabalho isento, a rádio é uma voz independente". O conferencista assegura que a actual situação financeira da Rádio Clube da Covilhã esta controlada, sendo a publicidade a principal fontes de rendimentos das rádios, acrescenta.
José Marques, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Covilhã, falou sobre "As necessidades e as lacunas do mercado profissional". Salientou que uma boa carta de apresentação é fundamental para um possível interesse do empresário. "O empresário quando pede alguém ao centro de emprego, pede uma mais-valia para a sua empresa, alguém que seja inovador". José Marques deixou alguns conselhos aos alunos, sobre a postura a ter e o modo correcto de se apresentar numa entrevista de trabalho.
Os alunos finalistas participaram activamente na sessão, intercalando as apresentações dos profissionais convidados, com estudos realizados sobre os temas debatidos.


O Workshop decorreu na Sala dos Conselhos, Pólo
O Workshop decorreu na Sala dos Conselhos, Pólo


Data de publicação: 2007-01-16 00:00:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior