Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Susana Azevedo, docente da UBI, foi uma das responsáveis pela organização do Workshop de Logística

Clientes cada vez mais exigentes

Através da logística os empresários conseguem reduzir, de forma bastante acentuada, os custos operacionais, alerta Susana Azevedo

> Cátia Felício

Chamar a atenção da comunidade empresarial para a importância da logística, área “estratégica para o desenvolvimento das empresas”, levou o departamento de Gestão e Economia da UBI a realizar este Workshop de Logística. Susana Azevedo, docente na UBI e membro da organização, diz que “apercebemo-nos que as empresas não estão muito despertas para esta área”.
Com o crescente número de clientes cada vez mais exigentes, diz que já se nota alguma preocupação na região da Beira Interior em relação à logística. E exemplifica apontando o caso da Câmara Municipal da Guarda.
“Achámos por bem abrir a universidade, transmitir conhecimento e prestar um serviço à comunidade. Portanto criar uma plataforma de comunicação entre profissionais e a parte académica para haver esse entrosamento e essa partilha de informação e de conhecimento. Porque é esse o papel também das universidades”.
Acredita que as universidades estão a mudar completamente a sua missão e salienta que “temos que olhar para a comunidade”. E adianta: “Temos que olhar também para os empresários, porque os alunos que estamos aqui a formar passam depois para o outro lado [empresas]”.
Como estão as empresas da região no que toca à logística? Susana Azevedo esclarece que, em termos macroeconómicos, já começa a haver alguma preocupação. Apesar de ser uma área recente para a comunidade empresarial portuguesa, há bons exemplos trazidos por empresas globais.
De acordo com a docente, os empresários portugueses já estão interessados em saber o que é logística e começam a ver que através da logística conseguem muitas vantagens.
Quando se fala em custos para os empresários, “sabemos que através da logística consegue-se uma diminuição dos custos operacionais bastante acentuada”.
Susana Azevedo explica ainda que foram trazidos ao evento casos concretos de empresas reais portuguesas para mostrar funciona a logística internamente. “Em vez de fazermos um visita de estudo ate às empresas, trouxemos as empresas cá para mostrar um pouco a realidade delas e para eles ficarem também motivados para esta área”, conclui.

[Voltar]


Susana Azevedo, docente da UBI, foi uma das responsáveis pela organização do Workshop de Logística
Susana Azevedo, docente da UBI, foi uma das responsáveis pela organização do Workshop de Logística


Data de publicação: 2007-01-16 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior