Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Cantar as Janeiras

A Igreja da Misericórdia encheu-se para assistir ao cantar das janeiras dos ranchos folclóricos do concelho.

> Rafael Alexandre Silva
> Ricardo Morais

O Dia de Reis foi o dia escolhido para cinco ranchos folclóricos do concelho da Covilhã recuperrem a tradição do "cantar das Janeiras". Apadrinhada pela Câmara Municipal da Covilhã, esta iniciativa contou com a participação dos Ranchos Folclóricos do Ourondo, da Boidobra, de Unhais da Serra, do Paul e do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio. Cerca de uma centena e meia de elementos animaram o serão, desejando desta forma um bom ano a todos os que se deslocaram à Igreja da Misericórdia.
As Janeiras são uma tradição que se mantém viva em várias aldeias da Beira Baixa. "Eram cantadas por grupos de amigos, que se juntavam e actuavam à porta dos vizinhos, em troca de filhós, vinho, azeite e outros alimentos. A nossa intenção é divulgar esta tradição, a nossa existência e contribuir também para manter vivos estes costumes que nos distinguem.", refere Paulo Jerónimo, presidente da direcção do Rancho Folclórico da Boidobra.
Após o final do espectáculo, o Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio presenteou as pessoas com algumas músicas que não estavam previstas no programa inicial. Encerrou assim a sua participação de uma forma mais familiar e próxima da população, como sublinha António Silva, um cidadão covilhanense: "Para nós, que estamos reformados, estas iniciativas são muito boas. Fazem-nos recordar a infância e dão-nos outro ânimo. É um dia diferente."
Esta iniciativa contou com a forte adesão da população covilhanense, que durante cerca de uma hora teve a oportunidade de recordar e cantar com os ranchos folclóricos algumas das quadras mais conhecidas das janeiras da tradição beirã.






Data de publicação: 2007-01-16 00:00:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior