Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O crime e a violência foram os pontos centrais da dissertação.

A violência e o crime nos media regionais

Avaliar a abordagem dos jornais regionais ao tema do crime e da violência foi o objectivo principal desta dissertação.

> Filipa Pereira
> João Conceição

"A representação da violência quotidiana e do crime nos media regionais" foi o tema da dissertação de mestrado apresentada por Rita Lopes, no dia 10 de Janeiro. A autora deste estudo apresenta o modo como os jornais regionais tratam os crimes e os casos de violência, através da análise quantitativa e qualitativa do discurso das notícias. Os aspectos mais importantes deste estudo residem na pesquisa da cobertura jornalística das esferas pública e privada em geral e dos media regionais em particular, assim como na análise da deslocação dos valores-notícia do colectivo para valores-notícia mais personalizados.
A importância dos conceitos de crime e violência nos media é também abordada, tendo sido apresentado um estudo com casos reais e o tratamento dado por alguns dos jornais da Beira Interior.
No final da apresentação, foram demonstradas ainda algumas das conclusões mais pertinentes deste estudo. A dissertação foi aprovada com uma nota final de Muito Bom, pelo júri constituído por Jorge Pedro Sousa, professor associado da Universidade Fernando Pessoa, João Carlos Correia e Tito Cardoso e Cunha, professores da Universidade da Beira Interior.


O crime e a violência foram os pontos centrais da dissertação.
O crime e a violência foram os pontos centrais da dissertação.


Data de publicação: 2007-01-16 00:00:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior