Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Ao longo do ano, alunos finalistas do curso de Optometria costumam consultar pessoas no Laboratório de Optometria da Universidade da Beira Interior

Consultas de Optometria na UBI

A partir de amanhã e até dia 18 há consultas gratuitas no Laboratório de Optometria da Universidade da Beira Interior

> Cátia Felício

Todos os anos, mais ou menos por esta altura, os alunos finalistas da disciplina Optometria Laboratorial realizam consultas de optometria dirigidas à população em geral. As consultas são gratuitas e decorrem entre 10 e 18 de Janeiro no laboratório de Optometria da Universidade da Beira Interior (UBI).
“É uma consulta de carácter optométrico onde podemos verificar se a pessoa vê bem ou mal. Ou se existe alguma disfunção. E damos uma receita, ou um parecer, ou um diagnóstico. E as pessoas depois poderão usar essa prescrição para executar numa óptica”, explica Vasco Almeida, docente de Optometria Laboratorial.
A UBI dispõe de equipamentos que permitem aos alunos, no Laboratório de Optometria (perto do bar, na segunda fase/terceiro piso), aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Mesmo assim, Vasco Almeida diz que seria interessante dispor de um espaço maior para gerir melhor o equipamento existente.
No caso de existir, por exemplo, “uma disfunção visual – normalmente não há nenhuma óptica que faça esse tipo de trabalho, (…) que requere treino visual”, a própria universidade pode actuar na resolução deste tipo de problemas. Vasco Almeida acrescenta ainda que estes alunos já estão preparados para ir para o mercado de trabalho. “Felizmente é um curso com uma saída profissional muito interessante. Portanto, é 100 por cento de integração no mercado de trabalho”. Pelo menos, refere, este é o cenário actual.
“A instituição tem de ser vista como tendo alunos finalistas a dar consultas, mas que tenham preparação e que estejam já perfeitamente capazes [para ir para o mercado de trabalho]”. Vasco Almeida diz que tal não acontecia quando o primeiro período de avaliação era logo as consultas ao exterior. Apesar de nos anos anteriores haver mais tempo de consulta à população, este ano optou-se por “menos tempo de consultas, apenas estas duas semanas, mas de mais qualidade. É isso que se pretende”.
As marcações para consulta decorrem no próprio laboratório de Optometria Laboratorial da Universidade da Beira Interior ou através de contacto telefónico: 275 319 700 (extensão 3002) ou 919 840 684.


Ao longo do ano, alunos finalistas do curso de Optometria costumam consultar pessoas no Laboratório de Optometria da Universidade da Beira Interior
Ao longo do ano, alunos finalistas do curso de Optometria costumam consultar pessoas no Laboratório de Optometria da Universidade da Beira Interior


Data de publicação: 2007-01-09 00:02:02
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior