Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A tomada de posse dos membros do Senado, da Assembleia e dos diferentes Conselhos Directivos da UBI decorreu dia 2

O que marca a entrada da UBI em 2007

A lei da autonomia, aprovação de cursos e o final do Plano de Desenvolvimento Global da universidade para 2002-2006 marcam o início do novo ano na UBI

> Cátia Felício

Além de ser altura para aprovar o plano de actividades para 2007, Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior, relembra que o Senado aprovou, em 2001, um documento chamado Plano de Desenvolvimento Global da Universidade da Beira Interior 2002-2006.
Santos Silva diz que “temos vindo cumpri-lo minimamente, mas estamos a fechar também o ciclo”. Tendo já acabado o ano de 2006, adianta que “no que diz respeito aos cursos, para além de aprovar os planos de desenvolvimento, há que aprovar projectos orçamentais e aprovar a criação, suspensão e extensão de cursos”. O reitor realça que há a necessidade de aprovar alguns cursos, até porque 31 de Janeiro é o prazo para serem enviados para a Direcção-geral do Ensino Superior.
Referindo que “a nossa lei da autonomia, a nível de texto, é provavelmente a melhor a nível mundial”, afirma que, “tudo indica que a lei da autonomia venha a ser alterada”. Mesmo que não sofra mudanças, Santos Silva garante que dentro da própria instituição será feita um ajuste dos estatutos. “Estamos a aguardar que haja uma nova lei da autonomia. De qualquer forma, se não se concretizar a alteração da lei da autonomia, os estatutos que temos necessitam de pequenos ajustes, mesmo tendo em consideração a lei que nos rege neste momento”. E adianta que “ se a opção da Assembleia da República for não mexer significativamente na lei da autonomia, nós próprios teremos que ter essa iniciativa e ajustar um pouco os estatutos à realidade que é agora a instituição”. Anunciou ainda que tenciona, a curto prazo, apresentar “algumas linhas” ao Senado para discussão.

[Voltar]


A tomada de posse dos membros do Senado, da Assembleia e dos diferentes Conselhos Directivos da UBI decorreu dia 2
A tomada de posse dos membros do Senado, da Assembleia e dos diferentes Conselhos Directivos da UBI decorreu dia 2


Data de publicação: 2007-01-09 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior