Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Manuel Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior, discursou no final da cerimónia da tomada de posse

“O Ensino Superior está debaixo de fogo”

No dia em que tomaram posse membros do Senado, da Assembleia e dos diferentes Conselhos Directivos da UBI, Santos Silva apontou desafios a superar

> Cátia Felício

“O financiamento por aluno em Portugal é o mais baixo da comunidade europeia”. É com estas palavras que Manuel Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), traça o cenário do ensino superior português. “O que é que nós queremos da Universidade da Beira Interior para o futuro?”. No dia 2, após a tomada de posse dos membros do Senado, da Assembleia e dos diferentes Conselhos Directivos, Santos Silva mostrou-se confiante em ultrapassar dificuldades.
“O Ensino Superior está debaixo de fogo, como todos sabem, e alguma coisa vai acontecer de certeza absoluta”. E acrescenta: “Nós como universidade (…) já passámos períodos críticos, estamos a atravessar outro, mas como já o fizemos antes, estou convencido com a ajuda e participação de todos iremos ultrapassar este período complexo que estamos a atravessar”.
Os membros do Senado entram em funções já este mês. O reitor da UBI garante que a Assembleia eleita vai reunir-se “de certeza absoluta”. E aponta dois motivos: 2007 é o ano de eleições para reitor e “tudo indica que haverá alteração da lei da autonomia”. Defende também que as universidades e institutos politécnicos precisam de instituições de controlo. “Alguém tem de regular, porque a universidade é um bem público”.
Para a UBI, o reitor diz que há que aumentar a produção científica, uma vez que já há muitos doutorados na instituição. “Durante estes 20 anos andámos a tentar qualificar o corpo docente”. Garantindo que “a universidade tem um corpo docente de qualidade”, adianta que a instituição pode albergar muito mais alunos e recupera-los nas áreas das ciências exactas e das engenharias. “Todos em conjunto iremos ultrapassar este desafio”, garante.
Sobre o processo de adequação dos cursos a Bolonha, alerta para “alguns cursos necessitam agora, com mais calma, de sofrer algumas alterações”. Esclarece ainda que ter mais ou menos alunos a entrar na universidade depende também dos graus de ensino que precedem o ensino superior.


Manuel Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior, discursou no final da cerimónia da tomada de posse
Manuel Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior, discursou no final da cerimónia da tomada de posse


Data de publicação: 2007-01-09 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior