Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Conselho de Reitores já contestou esta redução de verbas

Universidades com Cortes Orçamentais

> Filipa Pereira
> João Conceição

O ensino superior foi marcado, este ano, pela adaptação de quase 50 por cento das licenciaturas às regras europeias definidas no Processo de Bolonha e pelo anúncio dos cortes orçamentais, para as universidades, previstos para 2007.
O ano lectivo 2006/2007 arrancou com 42 por cento das licenciaturas adaptadas ao Processo de Bolonha. Já este mês, de acordo com a Lusa, o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Mariano Gago afirmou que, no próximo ano lectivo, o número de licenciaturas adaptadas às regras de Bolonha, vai aumentar para os 90 por cento. O que gerou polémica foi o anúncio do corte no Orçamento de Estado para o Ensino Superior, que prevê menos 4,8 por cento das verbas para as universidades, relativamente a 2006.
Assim, os sindicatos estimam que quatro em cada dez universidades e politécnicos terão falta de dinheiro para pagar os salários dos docentes. Reitores e directores dos politécnicos são unânimes a considerar que o próximo ano vai trazer dificuldades acrescidas para o Superior.


O Conselho de Reitores já contestou esta redução de verbas
O Conselho de Reitores já contestou esta redução de verbas


Data de publicação: 2007-01-09 06:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior