Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Animação natalícia nas ruas de Santarém

Santarém: Aldeia do Natal

Durante o mês de Dezembro, o centro histórico de Santarém transformou-se numa autêntica aldeia de Natal.

> Vânia Rodrigues

Aumentar o espírito natalício e potenciar o comércio tradicional de Santarém são os principais objectivo da Associação Comercial Empresarial de Santarém (ACES) durante o mês de Dezembro. Foram programadas algumas iniciativas para todo o mês, com destaque para o espectáculo de Natal no passado dia 9, apresentado pelo Pai e a Mãe Natal. Palhaços, mágicos, o famoso boneco Noddy, entre outros, marcaram presença neste espectáculo destinado “não apenas aos mais pequenos, mas a todos os que quisessem assistir”, refere Fátima Bexiga, umas das organizadoras.
Assim que o comércio tradicional abre, a animação é permanente. Pais Natal nas ruas, comboios turísticos, músicas natalícias, duendes disfarçados etc. A casa do Pai Natal pode ser visitada pelos mais curiosos, que têm oportunidade de conhecer melhor esta figura mítica do Natal, tirar uma fotografia com ele e receber um pequeno presente. José Pedroso, residente da cidade, refere que “além de acentuar ainda mais o espírito natalício, esta iniciativa contribui para a ascensão do comércio tradicional de Santarém, que sofreu uma queda com a abertura de estabelecimentos comerciais fechados. É também uma boa maneira de dar a conhecer um pouco mais da cidade e das suas tradições.”Santarém é uma cidade situada no Ribatejo, repleta de tradições e costumes. O folclore, a gastronomia , as feiras realizadas anualmente, o fandango, a poesia e o fado desta cidade compreendem características únicas que a diferenciam de qualquer outra região, e que vale a pena conhecer.
Uma forma de transmitir aos visitantes e reavivar aos próprios residentes os valores e tradições que vão sendo cada vez mais desprezados, e que, apesar da importância do progresso, é necessário não o trocar pela tradição, conservando assim a identidade própria da região.


Animação natalícia nas ruas de Santarém
Animação natalícia nas ruas de Santarém


Data de publicação: 2006-12-26 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior