Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Natal Urbi et Orbi

> João Canavilhas

Na já longa história dos media, não há nada comparável à revolução digital. O telégrafo, a imprensa de caracteres móveis ou a impressão em rotativa, por exemplo, aceleraram o processo de produção, mas tiveram uma influência pouco significativa noutros campos do jornalismo. Com a digitalização, os processos de produção, difusão e acesso à informação jornalística mudaram radicalmente. A interferência do digital em todas as fases do processo de comunicação, a forma rápida como estas mudanças ocorreram – cerca de duas décadas - e a naturalidade com que a sociedade absorveu as novidades, são as grandes diferenças em relação a tudo o que aconteceu até agora no campo do jornalismo.
A notícia em destaque nesta edição do URBI é um bom exemplo dos impactos da revolução digital no jornalismo. Em diversos pontos do país – e em Barcelona - estudantes de Ciências da Comunicação da UBI recolheram informações, fotografaram e escreveram artigos sobre o Natal nas localidades onde residem. Com uma ligação à Internet – em casa ou num posto público – os estudantes colocaram os textos na base de dados do URBI, encerrando assim o seu trabalho. Noutro local, os trabalhos foram revistos e a sua publicação agendada para a meia-noite. Ao soarem as 12 badaladas, enquanto os jovens aspirantes a jornalistas celebraravam confortavelmente o Natal junto das suas famílias, os computadores disponibilizavam uma nova edição deste jornal.
Apesar das novas tecnologias terem revolucionado o jornalismo, o mais importante desta actividade continuam a ser as pessoas. Por isso, a todos os que colaboram ou colaboraram neste jornal - bem como aos leitores - desejamos um ano de 2007 cheio de sucessos.

 

> rzbuwv @ mail . com em
wboyqrxld riswok pnojqey botycv gowzephjy neip tuoxjwz


Data de publicação: 2006-12-26 14:21:35
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior