Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Cidade iluminada

Covilhã: Natal na Cidade Neve

O Natal na Covilhã é sinónimo de cor, luz e alegria. Nesta época a cidade aposta numa iluminação que embeleza a cidade-neve.

> Cristina Reis

A época natalícia traz à Covilhã ainda mais cor e luz à cidade. A decoração das ruas começa cerca de um mês antes da chegada do Natal. A Câmara da Covilhã aposta todos os anos na iluminação e na decoração da cidade, sendo que este ano foram gastos cerca de 150 mil euros em iluminações natalícias. Segundo Carlos Pinto, Presidente da Câmara, trata-se de “um investimento necessário, pois faz parte do embelezamento da cidade, principalmente nesta época”.

Típico é, também, o presépio feito de palha que se encontra frente à Câmara Municipal e começa a ser uma tradição o carrossel gratuito que a Câmara Municipal coloca no centro da cidade.

A correria aos presentes de Natal enche lojas e nas pastelarias cresce a procura de talassas, sonhos, filhós, rabanadas, tronco de Natal e Bolo Rei.

Quanto à gastronomia, na noite de Natal a Covilhã não foge ao prato tradicional das batatas com couves e bacalhau regadas com azeite português. À noite, após a celebração do nascimento do Menino Jesus na “Missa do Galo”, a população reúne-se à volta do “madeiro de Natal”, onde todos se divertem e cantam alguns cânticos da época. Ao chegar a casa é hora de trocarem os presentes que se encontram debaixo da árvore de Natal.

No dia 25, dia de Natal, as famílias reúnem-se novamente à hora de almoço para comerem o perú ou o típico cabrito assado. Para sobremesa é costume comer-se arroz doce, papas de carolo e a tigelada da Beira. As festividades natalícias da cidade durarão até dia 6 de Janeiro, dia de Reis.

 

> claudia . estrelinha @ gmail . com em 2006-12-26 11:13:11
O presépio de palha que se encontrava em frente à C.M.! Infelizmente, por actos de vandalismo, puseram fogo ao presépio na passada quinta-feira...


Cidade iluminada
Cidade iluminada


Data de publicação: 2006-12-26 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior