Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Alzira Serrasqueiro pretende um plano de emergência único na Estrela

Plano de emergência único na Estrela

Dividida por dois distritos, a Serra tem, por isso, dois planos de emergência. Um da Guarda e outro de Castelo Branco. Há anos que se fala na criação de um plano único, mas nunca se conseguiu tê-lo. Entretanto, o Governo Civil apresenta um Plano de Emergência para nevões.

> Notícias da Covilhã

A governadora civil de Castelo Branco afirmou na passada semana, que um plano de emergência único para a Serra da Estrela é um "sonho" antigo por concretizar, numa altura em que subsistem dois planos, um naquele distrito e outro na Guarda.
"É um sonho antigo dos governadores civis de ambos os distritos" afirmou aos jornalistas Alzira Serrasqueiro, na apresentação da segunda actualização do Plano Especial de Emergência para Situações de Neve e Nevões na Serra da Estrela pela comissão distrital de protecção civil de Castelo Branco. Assumindo que a obstar ao plano único estão um conjunto de atitudes, que não nomeou, "ou comportamentos que não tem sido fácil ultrapassar", Alzira Serrasqueiro destacou, no entanto, a "colaboração estreita" entre entidades como a GNR, corpos de bombeiros e governadores civis que permite fazer face a situações de emergência na Serra da Estrela. "São dois planos mas perfeitamente ordenados. Por exemplo, quando se corta uma estrada, corta-se dos dois lados [Castelo Branco e Guarda]", disse a responsável.
Por seu turno, ouvido pela agência Lusa, o comandante distrital de operações de socorro (CDOS) da Guarda, António Fonseca, confirmou a existência naquele distrito de um plano de emergência para a Serra da Estrela "idêntico" ao de Castelo Branco. "São praticamente iguais, foram formatados da mesma maneira, só mudam algumas instituições que nele actuam" frisou.
O plano apresentado esta semana prevê, aliás, a colaboração entre corpos de bombeiros de ambos os distritos em acções de prevenção e socorro na zona do Maciço Central da Serra, iniciada no passado sábado e que se prolonga até 08 de Abril. Equipas de cinco homens durante a semana e de nove aos fins-de-semana estão em permanência na Serra da Estrela, com duas viaturas de socorro, uma das quais todo-o-terreno. Integram o dispositivo a corporação da Covilhã (Castelo Branco) e os corpos de bombeiros de Manteigas, Gouveia, Seia, São Romão e Loriga (Guarda).
Outro dispositivo de segurança está a cargo do Pelotão de Montanha da GNR, que dirige a sua actividade para o apoio e resgate de pessoas e bens. Contando com um posto permanente na Serra da Estrela constituído por 13 elementos, os homens da GNR zelam pelos turistas eventuais mas também pelos adeptos de caminhadas e desportos radicais. "As situações mais problemáticas ocorrem em período nocturno. No alto da serra, às cinco da tarde é noite cerrada, mas há quem chegue às três horas para praticar escalada", disse o sargento Fernandes, responsável do dispositivo da GNR.
Sob o lema "Lazer em Segurança", o pelotão de montanha, para além de conselhos e alertas aos visitantes, dá igualmente informações sobre percursos.
"Todos os percursos na serra estão feitos em GPS [sistema de posicionamento global com recurso a satélites] para podermos dar resposta às pessoas que nos procuram", explicou. O plano prevê a actuação dos meios de socorro e acções de prevenção em situações de acidente rodoviário, nomeadamente na estrada nacional que liga a Covilhã à Torre (o ponto mais alto de Portugal continental), mas também em estradas municipais daquela zona. "Grande parte da entrada na serra é feita pela Covilhã, mas também as estradas municipais do maciço central são contempladas. São mais problemáticas porque menos conhecidas pelos turistas", disse a Governadora Civil.


Alzira Serrasqueiro pretende um plano de emergência único na Estrela
Alzira Serrasqueiro pretende um plano de emergência único na Estrela


Data de publicação: 2006-12-26 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior